O telão que cobre a parede de uma das salas do segundo andar do prédio no bairro Bom Retiro, zona Norte de Joinville, lembra o de uma sala de cinema. Mas nele são projetadas cenas captadas em tempo real do trânsito na única rodovia federal duplicada em Santa Catarina, a BR-101.
Continua depois da publicidade
Nos 335 quilômetros de cobertura da concessionária Autopista Litoral Sul, serão 175 câmeras, sendo 122 nos 221 quilômetros no Estado. Nesta quarta, 121 câmeras já haviam sido instaladas no trecho de Garuva a Balneário Piçarras.
O sistema que começa a funcionar no final de maio está previsto no contrato de exploração firmado em 2008. A demora na instalação chegou a ser questionada pelo Ministério Público Federal na ação que reverteu o reajuste da tarifa do pedágio, em novembro, nas praças de Araquari e Garuva.
Gerente de tráfego da concessionária, Ademir Custódio da Silva explica o motivo de terem buscado um sistema inédito no País.
Continua depois da publicidade
– Temos um relevo diferenciado neste trecho. Em São Paulo, por exemplo, podemos colocar uma câmera a cada quatro quilômetros. Aqui não tem como. Temos muitas montanhas e o trecho é sinuoso.
O trecho catarinense terá, em média, uma câmera a cada 1,8 quilômetro.
– Por isso, fica humanamente impossível controlar todas as 175 câmeras. O software que foi adquirido para o sistema vai identificar uma situação diferenciada e automaticamente jogar para a tela -, diz Silva.
A Autopista informa que gastará em torno de R$ 30 milhões, entre a compra dos equipamentos, a licença de uso e a adequação do software.
Continua depois da publicidade
O programa de computador adotado no trecho catarinense é espanhol e já vem sendo utilizado na Europa. No Brasil, será usado pela primeira vez em Santa Catarina. Por isso, precisa ser “tropicalizado”, como definiu o gerente de operações.
– Além de traduzir para o português, estamos definindo quais situações consideramos anormais. Por exemplo, poderemos identificar quando um carro para no acostamento ou se está trafegando no sentido contrário. Assim, diminuímos nosso tempo de resposta e melhoramos o atendimento ao usuário -, comenta.
Com os dados em mãos, eles serão repassados a uma das dez bases operacionais do trecho ou para a Polícia Rodoviária Federal, se necessário. Também serão instalados sete painéis eletrônicos no trecho catarinense.
Continua depois da publicidade
– Além das informações das câmeras, estes painéis repassarão dados das duas estações meteorológicas. Se elas detectarem neblina, por exemplo, o usuário será avisado -, afirma o gerente.
As duas estações estão instaladas nos pontos considerados mais críticos em SC: a serra no caminho para Curitiba e o Morro do Boi, entre Itapema e Balneário Camboriú.
LEIA MAIS: