Quatro modelos diferentes de carros de luxo foram testados na região Norte da Ilha de Santa Catarina, nesta quinta-feira. Mas apesar de serem veículos com apelo para o conforto e segurança ao dirigir, Land Rover e Jaguar não perdem em esportividade e diversão para quem gosta de acelerar um pouco mais ou e não se preocupar com os obstáculos de qualquer terreno.
Continua depois da publicidade

Teste-drive Evoque, Discovery e Jaguar XF
Evoque Prestige

O design mais esportivo e agressivo da Evoque se reflete também na sua pegada ao volante. O carro revolucionou as vendas da marca no Brasil que passou a receber o interesse maior de jovens. Com o alto padrão de tecnologia presente nos carros da Land Rover, a Evoque permite uma dirigibilidade mais esportiva.
Continua depois da publicidade
O modelo testado estava encorpado com o motor 4 cilindros, 2.2 litros à diesel com 190 cv de potência. A transmissão de 9 marchas automática, além de reduzir o consumo deixam as trocas mais suaves. Ainda assim, no asfalto, o carro responde bem às pisadas no acelerador e deixa claro os momentos que sobe de velocidade. Com o modo esportivo ativado as suspensões ficam mais firmes e o carro responde ainda melhor em curvas de alta velocidade. Mas a diversão como qualquer outra Land Rover está em terrenos mais complicados.
No caminho para a Praia do Forte e depois na pequeno trecho de areia à margem da praia, é possível cruzar qualquer um dos terrenos, buracos e dunas sem se preocupar em atolar ou perder o controle do carro. Mesmo em velocidades mais elevadas o controle permanece seguro para o motorista.

Destaque para a suspenção pneumática e Terrain Response®, que permite abusar do carro nos buracos e terrenos mais complicados. E quanto às lombadas na pista, se “transformam” em tartarugas de sinalização e são facilmente superados a 100 km/h sem riscos de perder o controle. A correção dos sistema para manter o controle do carro impressiona.
Continua depois da publicidade
Jaguar XF Luxury
Depois de dirigir duas Land Rover, sentar em um Jaguar XF Luxury consiste em uma readaptação, principalmente quanto às lombadas. O carro mais vendido da marca no Brasil é conforto em toda sua concepção. O motor 2.0 litros com 240 cv de potência, apesar de ser o menos potente da linha Luxury, permite um pouco de esportividade. O carro é muito firma nas curvas mesmo em velocidade mais elevadas e responde bem na hora de retormar velocidade com a transmissão de 8 marchas automática.