A concessão dos trechos da BR-153 e BR-282 entre o Oeste e Meio-Oeste deve ser iniciada em abril de 2016. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta quinta-feira em audiência pública realizada em Chapecó. A previsão do início da cobrança do pedágio, contudo, é somente para o segundo semestre de 2017, após a duplicação de 10% das rodovias.

Continua depois da publicidade

Concessões de rodovias preocupam empresários catarinenses

Moacir Pereira: privatizações no Oeste ameaçam portos de SC

Segundo o especialista em regulação da agência, Stephanne Quebaud, o preço máximo do pedágio deve ser de R$ 14,20. Mas, o valor pode cair no leilão que, em média, reduz a tarifa em 51%. O leilão deve ocorrer até o final do ano.

Continua depois da publicidade

Até dia 30 de julho opiniões sobre o processo de concessão podem ser enviadas à Agência por meio de formulário no site até o dia 30 de julho. Os editais passarão por ajustes e serão encaminhados ao Ministério dos Transportes e ao Tribunal de Contas da União para então ser realizado o leilão.

O estudo das concessões da BR-470 e da BR-280 foi autorizado pela ANTT no mês passado.

A audiência reuniu cerca de 150 pessoas entre prefeitos, deputados e representantes de entidades da sociedade civil. Nesta sexta-feira será realizada outra audiência em Curitiba e, dia 29, em Brasília.

*com informações do repórter Darci Debona