O ex-atleta e técnico de voleibol André Mattos, novo secretário de Esportes de Joinville, foi o quinto entrevistado da série produzida pelo A Notícia e pela CBN Joinville. Entre 11 e 22 de janeiro, dez secretários da gestão Adriano Silva serão apresentados a partir de entrevistas sobre as principais demandas de cada área.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
O novo secretário é formado em educação física, especialista em gestão e planejamento estratégico em eventos e fez mestrado em gestão de organizações esportivas pelo Comitê Olímpico Internacional na Universidade de Lleida (Espanha). Ele também acumula 15 anos de experiência na área de gestão esportiva, tendo atuado como gerente de competição nos Jogos Panamericanos de 2007, no Rio de Janeiro.
Mattos ainda foi membro da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e nos Jogos Panamericanos de 2015, em Toronto. E também trabalhou como gerente geral de operação do Parque Olímpico da Barra da Tijuca nas Olimpíadas de 2016. Agora, assume a secretaria de Esportes de Joinville após passar pelo processo seletivo do partido Novo.
– Me chamou muita atenção a possibilidade da pasta de Esporte ser prioridade dentro da questão política. Isso para mim foi muito importante, me brilha os olhos. E Joinville é um potencial incrível de esportes. A gente quer trazer algumas novidades e continuar com o que está sendo feito que também tem um belo trabalho da gestão anterior – explicou à CBN Joinville.
Continua depois da publicidade
Confira os principais pontos da entrevista:
Bolsa para atletas
“Em um ano pós-pandemia, de retomada da iniciativa privada também, nós temos a oportunidade de fazer acontecer esse projeto das bolsas. Estamos analisando as modalidades que têm mais carência com relação a esse impulso para a dificuldade que se tem de instalações para a realização dessas modalidades. Com isso tudo, a gente vai também analisar o nosso orçamento, infelizmente, a gente já tem o orçamento que veio da gestão anterior para este ano.
Estamos buscando alternativas para já desencadear esse projeto neste ano e ampliar isso no ano que vem. É um projeto nosso que busca a sustentabilidade das iniciações esportivas.
Pode estar integrado ao PID, a outros projetos que temos, também vinculado com a rede de educação e com a iniciativa privada, como academias, aulas de natação… Vamos buscando caminhos para viabilizar esse retorno para a iniciativa privada também.”
Continua depois da publicidade

Concessão da Arena Joinville
“Nós estamos montando um grupo de estudos. Já temos estudos anteriores realizados e que a gente vai utilizar isso como memória para não partir do zero. Nós vamos aproximar com o Joinville Esporte Clube, que é um dos grandes interessados no espaço para que a gente possa ver o melhor caminho para tornar a Arena sustentável.”
> “Não vamos trabalhar contra o automóvel”, diz novo secretário de planejamento urbano de Joinville
Ivan Rodrigues
“Já tive no espaço e ele realmente está bem depredado e em condições péssimas. Ele é um equipamento do Estado e estamos analisando a documentação para entender essa cessão à prefeitura. Dentro do plano de governo do Adriano, ele tem uma proposta de arena de eSports, de esportes radicais, skate, escalada dentro do ginásio em parceria com a iniciativa privada. É uma ideia inicial e a gente vai precisar desenvolver ela agora para ver qual é o melhor caminho. Eu estou me me aproximando das confederações das modalidades para que a gente também possa trazê-los para entender o interesse em nos apoiar em relação a essas demandas.”
> Diretores e gerentes são nomeados para a Prefeitura em 2021; confira a lista
PID e Mexa-se
“São projetos muito bacanas que a secretaria já realiza. A nossa ideia é manter os projetos, tentar estruturar um pouco melhor. Antes de expandir, vamos tentar melhorar a capacitação, a qualificação tanto dos profissionais, quanto do conteúdo que está sendo ministrado para esse jovens e para o pessoal da terceira idade, no Mexa-se.
Continua depois da publicidade
Já temos alguns segmentos dentro do Mexa-se que também queremos ampliar para que possa atender mais pessoas e modalidade diversas de atividades físicas e saúde.
Além disso, a gente quer interligar esses projetos para que possam se intercomunicar. Um dos nossos objetivos é fortalecer os Jogos Escolares na cidade, com isso a gente também melhorar e gerar sensibilização dessas pessoas em participação em atividades esportivas. Isso aproximando com as outras secretarias, principalmente de Educação, Saúde e Assistência Social, para que a gente possa trabalhar de maneira integrada e potencializar orçamentos, otimizando recursos e atendendo mais pessoas.”
> 10 propostas para cobrar de Adriano Silva como prefeito de Joinville

Quadras de caminhada e corrida
“Nós vamos aproximar também com a Secretaria de Infraestrutura, já estamos mapeando esses locais. Muitas vezes eles já existem, só precisam se organizados e orientados. E isso faz parte também da ampliação do programa Mexa-se.
Vamos também tentar trazer esse programa para os bairros, aí essas pistas de caminhada e corrida serão orientadas pelos nossos professores e acadêmicos da Educação Física e Saúde.
Então, é um programa para tentar implementar já neste ano. Fazer o que já existe e melhorar ainda mais ampliando para novas regiões.”
> “Odeio centralização de poder”, diz prefeito eleito de Joinville Adriano Silva
eSports
“Nós pretendemos. Obviamente, a médio prazo o Ivan Rodrigues seria a casa do eSports na cidade, mas a curto prazo a gente já tem a ideia de incluir o eSports nos jogos escolares. Também colocar algumas competições de maneira virtual. Este ano de pandemia houve muita oportunidade de fazer isso e a gente vai continuar nessa nessa caminhada de colocar os eSporte no roteiro esportivo de Joinville.”
Continua depois da publicidade