As notas musicais conquistaram olhares curiosos, alguns até tímidos, durante as primeiras apresentações fora dos palcos da Sociedade Cultura Artística (Scar). Os alunos músicos do Festival de Musica de Santa Catarina (Femusc) estão se apresentando em diversos locais até o fim do evento. Integrante da série Concertos Sociais, o breve espetáculo será levados ao público jaraguaense – sem que ele precise ir até o teatro.

Continua depois da publicidade

>> Confira todas as atrações da 11ª edição do Femusc >>

Continua depois da publicidade

O habitual silêncio do Hospital São José foi quebrado pelo som dos instrumentos nesta segunda-feira. Pacientes, visitantes e funcionários embarcaram na melodia e contemplaram o espetáculo dos alunos do Femusc.

– Trabalho em uma área bem pesada do hospital, o Centro Cirúrgico. Essas músicas ajudam a relaxar e sair da rotina. Amei cada apresentação e alegrou meu dia. Por mim, não teria apenas durante o festival – releva a funcionária da unidade de saúde, Neusa Pinheiro de Bomfim.

Neusa acrescenta que os pacientes acamados também conseguem ouvir a apresentação. Ela acredita que a música é capaz de ajudar as pessoas melhorarem.

Continua depois da publicidade

Em todos os andares do hospital, as pessoas paravam para contemplar a apresentação que ocorria no térreo. Internado há dez dias, Candido Koslopp saiu do quarto para assistir à apresentação ao lado da esposa Rosane Koslopp. Segundo o paciente, quando se está internado, não há muitas opções de distração. Por isso, as apresentações tornaram o dia mais especial e a espera pela alta menos angustiante.

-Somos de Massaranduba e não temos muito contato com a música. Ajuda animar e sair da rotina de hospital. Depois de um tempo internado, você já não sabe mais para onde olhar – acrescente.

Assim como para pacientes e funcionários, o espetáculo dentro de um hospital também foi novidade para o baiano André Alves dos Santos. Participando pela terceira vez do festival, Santos teve a oportunidade de tocar em outro lugar inusitado, pois também se apresentou no presídio em edições anteriores. Para ele, foi o momento de levar a música ao um ambiente em que as pessoas não estão tão felizes.

Continua depois da publicidade

Além do shopping e o hospital São José, outros locais irão receber as apresentações, que duro cerca de uma hora. Entre eles, museus, lar do idoso e empresas. O Femusc começou no domingo, 17, e segue até 30 de janeiro. A programação completa, com concertos diários no Centro Cultural Scar, pode ser consultada no Guia Femusc 2016.

SERVIÇO

O quê: Festival da Música de Santa Catarina (Femusc).

Quando: 17 a 30 de janeiro.

Onde: Sociedade Cultura Artística, em Jaraguá do Sul.

Quanto: entradas gratuitas. Seguindo o ritual dos anos anteriores, os ingressos serão distribuídos dois dias antes da apresentação na secretaria da Scar, das 8 às 20 horas ou até as entradas esgotarem. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos.