O culto que celebra a morte de Jesus Cristo, às 15 horas da Sexta-feira Santa, foi especial para os fiéis luteranos da Igreja da Paz, no Centro de Joinville. A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de São João, composto por Johann Sebastian Bach, em 1724, foi interpretado por integrantes da orquestra da Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura.

Continua depois da publicidade

Confira a programação religiosa da Semana Santa em Joinville e região

O sofrimento de Jesus Cristo é representado pelos tons dramáticos das notas musicais e das vozes que se unem em coro. Os músicos interpretaram 24 das 68 partes do repertório. A narração dos textos ficou por conta de três atores da escola. Entre os instrumentos dispostos no mezanino da igreja havia órgão, trompete e flauta doce.

A obra foi trabalhada pelos músicos tanto da orquestra quanto do coral durante todo o ano de 2015. De acordo com as coordenadoras da escola, a obra de Bach é densa e complexa.

– O concerto traz todas as leituras bíblicas cantadas e recitadas, fala de todo o sofrimento (vivido por Jesus) – explicou a pastora Eli Deifeld.

Continua depois da publicidade

Dona Iria Wehmuth, de 68 anos, que atua na liturgia da igreja, era uma das pessoas que recepcionavam os fiéis na porta de entrada.

– Este é o culto de penitência. A Semana Santa é muito importante para nós – destacou.

Na quinta à noite, assim como os católicos, os luteranos celebraram o culto de lava pés. No domingo de Páscoa, os cristãos comemoram a ressurreição de Jesus Cristo. Na Igreja da Paz haverá culto de vigília pascal, às 6 horas, e a celebração da Santa Ceia, às 9 horas.