Na volta das férias, já recebi convites de amigos para um evento de games aqui em Floripa que parece muito bacana. Na sexta-feira, agora dia 30 de junho, a Camerata Florianópolis vai apresentar um concerto de orquestras com músicas de videogames, o Game in Concert (veja mais detalhes do evento no fim do texto).
Continua depois da publicidade
Não me lembro de ter tido algo parecido na nossa capital catarinense. Eu sempre ouvia falar de eventos assim em São Paulo ou no exterior. E fiquei muito animada com a possibilidade de termos concertos com músicas de games periodicamente aqui na cidade. Não seria legal demais?
Eu adoro as trilhas de alguns jogos. E elas são importantíssimas. Já fiz alguns textos sobre isso, inclusive uma entrevista com os compositores do Fall Guys. E procurei esses caras justamente porque acho que a música nesse game faz muita diferença. Assim como em todos os jogos com uma trilha memorável, ela ajuda a criar o universo daquela obra e a deixar o jogador no clima e com vontade de jogar.
Entrevista com Luiz Gustavo Zago
Desta vez, a gente vai entrevistar outro músico, o Luiz Gustavo Zago, pianista e compositor, idealizador do projeto e também quem fez os arranjos das músicas tocadas no Game in Concert.
“É um concerto que eu já havia escrito e queria muito fazer com a Camerata [Florianópolis]. Estreei esse concerto na Game XP 2019 no Rio de Janeiro, mas esse era um projeto com uma outra orquestra”, explica o pianista.
Continua depois da publicidade

Ele conta que ficou entusiasmado com a mudança nas músicas dos videogames ao longo do tempo.
“As trilhas [sonoras], que no começo eram feitas com sintetizadores, hoje em dia, nos games modernos, são parecidas com trilhas de filmes, com grandes orquestras e complexidades. Foi interessante constatar isso. Fica bacana e todo mundo se surpreende, mesmo quem não é gamer”.
Os arranjos são dele, mas, como o universo dos videogames não é exatamente o dele, o compositor contou com a ajuda do pessoal da Game XP e outros jogadores. “Pessoas foram me sugerindo o que não podia faltar”, resume.
E o que os espectadores podem esperar do concerto, Luiz? “É muito rico. Tem aventura, emoção, dramaticidade. É como se você estivesse vendo todas as emoções, é uma viagem sonora muito grande. Mesmo que não conhece games vai se surpreender”, garante.
Continua depois da publicidade
“Vão ser músicas que eram de sintetizadores tocadas por uma grande sinfônica”, empolga-se o compositor.
Game in Concert
Ficou com vontade de ir ao concerto? Então anote aí as informações que você precisa saber sobre o evento:
Quando: sexta-feira, 30 de junho, às 20h30
Onde: Teatro Ademir Rosa, no CIC – Avenida Governador Irineu Bornhausen, número 5600
Preço: entre R$ 33 e R$ 154
Ingressos: via internet ou na sede da Camerata Florianópolis, na Rua Joe Colaço, número 708, no bairro Santa Mônica.
Leia mais:
Adaptações de games para filmes favoritas
Super Mario Bros. O Filme: uma boa surpresa que respeita os games
A arte de evitar spoilers e descobrir tudo sozinho em um game
Continua depois da publicidade