Uma celebração do passado, com um olhar voltado ao futuro. A noite de abertura do 10º Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) prestou uma homenagem ao próprio evento e àqueles que construíram sua história, em um espetáculo da Orquestra Sinfônica do Femusc, sob regência do diretor artístico Alex Klein, aplaudido pelas mais de 800 pessoas que lotaram o Grande Teatro da Scar, em Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
Os primeiros acordes da ópera O Guarany, de Carlos Gomes, foram a deixa para a apresentação de um vídeo no qual era relembrado o caminho de transformar uma ideia no Femusc consolidado de hoje. Na sequência, o violonista Mario Ulloa, um dos professores há mais tempo no festival, interpretar Concierto de Aranjuez, obra mais conhecida do compositor espanhol Joaquín Rodrigo.
>> Leia mais notícias sobre o femusc <<
Após Nimrod, de Edward Elgar, servir de trilha sonora a mais um vídeo sobre os dez anos do evento, o “olhar para o futuro” surgiu na voz da soprano Céline Imbert. O programa de canto lírico, que estreia nesta edição, teve seu momento de gala na noite de abertura: com um repertório de clássicos da música erudita brasileira, como Azulão, Cantares e Minha Terra, Céline abriu caminho para as vozes que agora fazem parte do festival.
Continua depois da publicidade
Para finalizar o espetáculo, o quarto movimento da Sinfonia nº 4 de Tchaikovsky oportunizou aos músicos da Orquestra Sinfônica, vindos de oito países da América Latina, darem demonstração de seu virtuosismo. Foi a deixa para uma nova série de aplausos e a confirmação de que o 10º Femusc será especial.
A programação do Femusc vai até o dia 31 com mais de 200 apresentações gratuitas. Além de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Barra Velha, Joinville, Pomerode, Timbó e Corupá receberão espetáculos.