O Coral Cristo Consolador, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, em Joinville, com sede em Pirabeiraba, completa 110 anos de história neste sábado (5). Em comemoração, a entidade organiza um concerto no mesmo dia, às 20 horas, na Igreja da Comunidade Luterana de Pirabeiraba, localizada na rua Olavo Bilac, 368.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os cantores se reúnem uma vez por semana para fazer os ensaios e garantir a harmonia entre 27 vozes, sendo 12 sopranos, sete contraltos, cinco baixos e três tenores.
Além do grupo de Pirabeiraba, o evento de sábado terá a participação especial do Coral dos Apóstolos e do Coral da Estrada D’Oeste.
Conheça a história do coral
Em 5 de novembro de 1912, os integrantes da Igreja Luterana de Pirabeiraba se reuniram sob a coordenação do professor Gustavo Ohde, com o objetivo de organizar o evento de Natal daquele ano. Ao final do encontro, o grupo decidiu pela fundação do coral.
Continua depois da publicidade
Ao longo dos 110 anos, apenas em dois momentos o grupo teve que interromper os encontros presenciais. A primeira vez foi na 2ª Guerra Mundial por causa de medidas políticas. E o outro momento foi em 2020, em função da pandemia.
O coral interrompeu brevemente as atividades presenciais e passou a fazer os ensaios de forma virtual durante a pandemia. Os cantores só foram se reunir no fim de 2020, com horários reduzidos respeitando o distanciamento e usando máscaras.
Além da finalidade de alegrar a liturgia dos cultos e divulgar o Evangelho, o coral também foi instrumento de propaganda para sustentar o asilo dos Desvalidos Bethesda – atual Residencial Bethesda.
Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também:
Joinville repete liderança em ranking da votação de Bolsonaro, entre maiores cidades
Exportações de Santa Catarina crescem 23% até setembro
Câmara de Joinville vai mudar horários em dia de jogo do Brasil na Copa