A Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) anunciou nesta sexta-feira medidas para preparar os aeroportos para o período de fim de ano para evitar o caos durante a alta temporada. Somente em dezembro, mais de 16 milhões de passageiros deverão embarcar, movimento 12% superior à média do ano e 13,6% maior que o mesmo mês de 2010.
Continua depois da publicidade
Entre as medidas anunciadas, está a intensificação de trabalhos para garantir que os seis módulos operacionais estejam em funcionamento até o fim do ano nos aeroportos de Campinas (SP), Guarulhos (SP), Vitória (ES), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS). Os cinco primeiros foram inaugurados e o da Capital gaúcha será concluído ainda este mês. A Infraero em Porto Alegre informou por meio de sua assessoria de imprensa que o módulo passa por ajustes e deve estar finalizado até o dia 31 de dezembro. O órgão não informou a data exata em que o módulo entra em operação.
Os módulos operacionais são estruturas modulares com a infraestrutura de uma sala convencional de embarque e desembarque. No Salgado Filho, o módulo operacional ocupará um anexo de 1,5 mil m2 que ocupa uma área ociosa no segundo pavimento (andar do embarque), à esquerda de quem entra no terminal. Servirá para oferecer 20 check-ins compartilhados às companhias aéreas em momentos em que o fluxo é muiro intenso.
Outra medida anunciada foi a entrada em operação, também em dezembro, o novo terminal do aeroporto de Guarulhos, que terá acesso independente, aumentando a capacidade do aeroporto em 5,5 milhões de passageiros ao ano.
Outras medidas envolvem a melhoria da infraestrutura aeroportuária, ampliação do acesso à informação pelos passageiros, reforço de pessoal nos aeroportos e gestão operacional integrada. Também foram adquiridos micro-ônibus, elevadores veiculares para adaptação de micro-ônibus, veículos operacionais, carrinhos de bagagens, pórticos, aparelhos de raio-X.
Continua depois da publicidade
As principais companhias aéreas firmaram o compromisso com a redução do tempo de espera de check-in e de restituição de bagagens. Para isso, elas vão aumentar as equipes de atendimento, ocupar todas as posições de check-in nos horários de pico, incentivar o check-in pela internet e o uso de totens de auto-atendimento nos aeroportos, praticar o endosso de passagens entre as empresas, além de evitar a prática de overbooking. Aeronaves reserva estarão à disposição.
Reforço de profissionais
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai intensificar a atuação nos principais aeroportos brasileiros a partir de 16 de dezembro. Além do reforço na fiscalização, haverá também técnicos aptos a dar informações aos passageiros. Serão mobilizados cerca de 240 servidores, entre inspetores de aviação civil e técnicos, que trabalharão nos turnos de maior fluxo em cada um dos seis aeroportos mais movimentados: Brasília (DF), Confins (MG), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ) e Santos Dumont (RJ). As equipes gerenciais da Anac estarão de plantão durante todo o período.
As empresas aéreas também estão obrigadas a oferecer atendimento presencial nos aeroportos onde cada uma delas movimenta mais de 500 mil passageiros ao ano. A agência vai instalar banners com os principais direitos e deveres dos passageiros. Para registrar manifestações na Anac, os passageiros contam com atendimento 24h por meio do telefone gratuito 0800-725-4445, inclusive em inglês e espanhol, ou pela internet.
A Infraero contratou 321 empregados das áreas de segurança aeroportuária, operações, navegação aérea e manutenção. A empresa fará ajustes na escala de serviço para reforçar a equipe de trabalho nos aeroportos e turnos de maior movimento operacional. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou procedimentos para aumentar em 47% a capacidade do espaço aéreo nos principais centros de controle do país. Também foram implementadas novas rotas entre as regiões sudeste, nordeste e Europa, otimizando o fluxo do tráfego aéreo.
Continua depois da publicidade
A Polícia Federal (PF) vai aumentar as equipes disponíveis nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Galeão, Salvador e Porto Alegre. Todas as cabines de migração estarão em operação com o objetivo de agilizar o fluxo de passageiros. A Receita Federal também vai intensificar sua atuação nos aeroportos do Galeão e Guarulhos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também antecipou fiscalizações nos principais aeroportos brasileiros com o objetivo de evitar a indisponibilidade das instalações aeroportuárias e aeronaves no período de fim de ano.
Serão disponibilizadas máquinas de lanches nos aeroportos do Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Confins (MG), Pampulha (MG), Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Salvador (BA), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Cuiabá (MT).