A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta semana que a safra de grãos brasileira caiu 10,3%, o que representa 21,4 milhões de toneladas a menos do que os 2017 milhões do ano passado. Boa parte dessa queda foi no milho. A produção de 66,9 milhões de toneladas é 20% inferior a do ano passado.

Continua depois da publicidade

Em Santa Catarina a queda foi de 15%, baixando de 3,18 milhões de toneladas para 2,7 milhões de toneladas. Os motivos foram uma redução de 10% na área plantada e 5,4% em produtividade, por alguns problemas climáticos.

Em compensação o estado teve sua melhor safra de soja, com 2,1 milhões de toneladas, 11,2% a mais do que no ano passado.Sobra de milho no mundo é bom para setor agroindustrialApesar da quebra da safra nacional de milho, que aliado às exportações do cereal elevaram os preços e prejudicaram as agroindústrias catarinenses,

Safra recorde nos EUA

Se houve problemas no Brasil, há boas notícias no mercado internacional. Os Estados Unidos devem colher 384,9 milhões de toneladas de milho, safra recorde. Além disso a produção mundial de 1,03 bilhão de toneladas será 200 milhões de toneladas maior do que o consumo. Com essa sobra os preços internacionais começaram a cair o que deve inibir as exportações. Em agosto o Brasil exportou 2,5 milhões de toneladas, quase a produção de Santa Catarina. Mas eram volumes já contratados anteriormente. Para o presidente da Cidasc e vice da Faesc, Enori Barbieri, a boa notícia é que não vai faltar milho no mundo. Com isso as agroindústrias poderão buscar no exterior o cereal evitando nova disparada de preços.

Continua depois da publicidade

Novo plantio

A partir da próxima semana os agricultores devem começar a semear as lavouras de milho em Santa Catarina. Como havia previsão de frio e chuva, que se confirmaram neste início de setembro, os produtores esperaram para iniciar o plantio. O presidente da Cidasc, Enori Barbieri, acredita em aumento de área de milho mas sem prejuízo da soja, em virtude de novas áreas de campo e de pinus que devem ser usadas para a produção de grãos.