Cerca de 95 comunidades festeiras participaram do desfile de cortejos imperiais pelas ruas do Centro Histórico durante a manhã deste sábado.
Continua depois da publicidade
Por volta das 10h30min, festeiros sairam de frente a Casa da Memória, na rua Padre Miguelinho, no Centro de Florianópolis, celebrando a devoção ao Espírito Santo. A atividade marca a abertura do Ciclo de Festas do Divino na Capital.
A medida que o desfile foi tomando conta das ruas do Centro Histórico, mais pessoas se juntavam à multidão de cerca de 300 pessoas. O cortejo seguiu pelas ruas Arcipreste Paiva, Felipe Schmidt (calçadão), Sete de Setembro, Conselheiro Mafra, Mercado Público, Praça XV de Novembro e Rua dos Ilhéus, retornando ao Largo da Catedral, por volta das 11h30min, onde ocorreram apresentações culturais e o encontro das bandeiras do Divino.
Veja a galeria de fotos
Além de comitivas das 14 comunidades que realizam a festa neste ano, o evento conta com representações de São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos.
Continua depois da publicidade
:::Festividades ocorrem em bairros e municípios da Grande Florianópolis::
Em 2015, as primeiras Festas do Divino ocorrem em maio, nas comunidades do Estreito, Centro, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha e Trindade.
Na sequência, o calendário festivo contempla ainda os bairros do Rio Tavares, Prainha e Monte Verde (junho); Pântano do Sul e Campeche (julho); Barra da Lagoa (agosto); Santo Antônio de Lisboa, Rio Vermelho e Canasvieiras (setembro).
A programação completa do Ciclo do Divino 2015 está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura.