Um depósito de lixo a céu aberto chama atenção às margens da Rua José Isidoro Corrêa, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau. O problema é alvo de questionamentos da comunidade que constantemente precisa fazer a limpeza do local, conforme a associação de moradores do bairro. A denúncia do problema foi feita pelas redes sociais, onde a população pede consciência aos moradores e faz um apelo para que os resíduos sejam descartados de forma correta.

Continua depois da publicidade

Conforme o presidente da Associação de Moradores do Bairro Ponta Aguda, Volmar Rodrigues, o problema é recorrente. Ele alega que há cinco anos uma grande limpeza foi feita no local, com plantio de grama, árvores, porém não houve cuidado por parte da população.

– Esse lixão é uma novela. O pessoal usa aquele terreno como descarte de entulho, de restos de sofás. Nós já chegamos a ficar três dias limpando a área, mas no fim é sempre a mesma coisa. O problema é que ali é um corredor urbano, passa bastante gente, e fica feio para comunidade. Parece que a gente não cuida direito – cobra Volmar.

::: Moradores cobram instalação de redutor de velocidade em rua atrás da Furb

Conforme a Secretaria de Manutenção Urbana de Blumenau, todos os meses equipes são mobilizadas para fazer a limpeza de áreas usadas para o descarte irregular de resíduos. Marcelo Schrubbe, representante da pasta, diz que resolver esse problema passa pela conscientização dos moradores e que jogar lixo pode desencadear outros problemas em caso de enchentes ou enxurradas.

Continua depois da publicidade

– A gente faz isso (limpeza de áreas de descarte de resíduos) com muita frequência, quase mensalmente. Tem muitos locais em Blumenau em que as pessoas jogam lixo. A população tem que se conscientizar porque esse material vai para o rio, vai para o ribeirão, e traz ainda mais problemas. Esse lixo fatalmente vai voltar para a casa das pessoas, seja quando chover, ou quando entupir o bueiro, por exemplo – argumenta Schrubbe.

À reportagem do Santa, o presidente da associação de moradores diz que uma nova limpeza será feita e pede o apoio da comunidade:

– Vamos limpar, roçar, e deixar bonito. Vamos ver se dessa vez conseguimos manter.

Denúncias de depósitos irregulares de lixo podem ser feitas à Ouvidoria da prefeitura de Blumenau pelo telefone 156.