A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) realizou, na noite desta sexta-feira, o evento chamado Kabalat Shabat Comunitário pela Paz. A cerimônia, que ocorreu de maneira simultânea em todas as sinagogas de Porto Alegre, foi feita para marcar o apoio da comunidade judaica a Israel.
Continua depois da publicidade
Em uma sinagoga do bairro Bom Fim, entre 150 e 200 pessoas ouviram o discurso do presidente da Firs, Mario Cardoni, sobre o atual conflito entre Israel e Hamas. Cardoni disse ao público que a resposta israelense era “legítima e justificada contra o terrorismo fanático, que prega a destruição de um Estado democrático e ameaça o mundo inteiro com seu extremismo totalitário”. As mortes de civis na Faixa de Gaza, disse, são vistas com pesar e lamento “pela maioria dos israelenses e judeus na diáspora”.
A Firs considera que o conflito em Gaza “fez aflorar um antissemitismo virulento” e questionou a falta de indignação dos muitos críticos do país aos lançamentos de mais de 2 mil foguetes pelo Hamas e pela Jihad Islâmica contra o território israelense.
Leia todas as notícias sobre o conflito em Gaza
Continua depois da publicidade
Confira todas as últimas notícias de Zero Hora
Cardoni afirmou ainda que “o povo palestino está destinado para sempre a conviver lado a lado com o povo israelense” e que o futuro da palestina seria de grandeza caso os grupos terroristas fossem substituídos por agentes da razão e da justiça.
Também no púlpito, o rabino Pablo Iugt fez um apelo pela paz. O líder religioso criticou a postura do Hamas:
– Israel usa o escudo para proteger os civis dos mísseis. O Hamas usa os civis de escudos para os mísseis.
Continua depois da publicidade
Pouco antes do final da cerimônia, o Kadish – reza popularmente conhecida como uma oração pelos mortos – foi celebrada lembrando as vítimas dos dois lados do conflito.
Em ato realizado na segunda-feira, um evento promovido pela Federação Palestina e pelo Bloco de Luta os manifestantes se reuniram na Esquina de Democrática, no Centro, e pediram pelo fim da campanha militar israelense.
*Zero Hora