Empresários e moradores da Rua Itajaí, no bairro Sete de Setembro, em Gaspar, lançaram na manhã desta sexta-feira uma ação para sensibilizar os motoristas que passam pela via. Eles se uniram e adquiriram cerca de 200 cones para alertar quem passa pelo local para a velocidade máxima permitida — 60 quilômetros por hora — e para a necessidade de atenção para o movimento intenso de pedestres.

Continua depois da publicidade

::: Gaspar vai ampliar fiscalização com lombadas eletrônicas

::: Moradores aprovam instalação de mais lombadas eletrônicas em Gaspar

A ideia nasceu para tentar reduzir os acidentes que ocorrem na rua até que uma medida seja tomada pela prefeitura. A Rua Itajaí é um dos acessos à cidade para quem trafega pela Rodovia Jorge Lacerda, já que faz uma conexão direta com a região central, e viu seu movimento crescer após a inauguração da Ponte do Vale.

Blitz educativa fez parte do lançamento da ação entre os moradores e empresários no bairro Sete de Setembro
Blitz educativa fez parte do lançamento da ação entre os moradores e empresários no bairro Sete de Setembro (Foto: Lucas Correia / Jornal de Santa Catarina)

Para lançar a ação foi promovida uma blitz educativa com a participação da Polícia Militar e da Guarda de Trânsito, que estavam no local para orientar os motoristas. Os cones vão permanecer na via até que outras ações sejam implantadas, como a revitalização da rua — que é utilizada por moradores inclusive como área para prática de caminhadas e alguns exercícios físicos.

Continua depois da publicidade

::: Leia mais notícias de Trânsito

A Rua Itajaí é uma das vias selecionadas pela prefeitura de Gaspar para receber a instalação de radares fixos (lombadas eletrônicas) na nova contratação do serviço que deve ser concluída até o final do mês. Serão instalados quatro equipamentos (na altura dos números 1400/1401, 210 e 535).