A comunidade da Vila Aparecida, no bairro Coqueiros, região continental de Florianópolis, ganhou um novo polo de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). A modalidade de ensino funciona desde o dia 29 de abril, na Casa da Comunidade, na Rua Nossa Senhora, ao lado da creche Antonieta de Barros.

Continua depois da publicidade

O polo já conta com 38 estudantes matriculados. De acordo com a prefeitura, o ensino foi dividido em dois segmentos: um com alunos com idades acima de 40 anos que buscam se alfabetizar. O segundo segmento reúne pessoas acima dos 30 anos, que querem completar os anos finais do ensino fundamental.

Solange de Sousa Cardoso, 58 anos, conta que precisou parar de ir à escola ainda menina para ajudar a família. Hoje, ela é uma das alunas da EJA e sonha em se alfabetizar.

Dalva Luci Weronz, de 53 anos, é uma das lideranças da comunidade. Segundo ela, um dos benefícios do polo é a inclusão social, principalmente dos jovens, que vendo os idosos concluírem os estudos, se sentem motivados também para voltar a estudar.

Matrículas

A Prefeitura de Florianópolis possui 24 localidades da EJA, sendo seis na região continental. As matrículas podem feitas durante todo o ano nos polos ou pelos telefones (48) 3212-0925 ou (48) 3251-6102. Na unidade da Vila Aparecida, as aulas ocorrem de segunda a quinta-feira para a turma de alfabetização e de segunda a quarta para os anos finais. Os encontros ocorrem das 19h às 22h.

Continua depois da publicidade