O memorial em homenagem ao surfista Ricardo dos Santos, assassinado a tiros pelo ex-PM Luís Mota Brentano em 2015, no centrinho da Guarda do Embaú, em Palhoça, ganhou companhia. No final de agosto, a comunidade local promoveu a 1ª Semana de Arte e Cultura em homenagem ao artista plástico Jacob Silveira, que faleceu em 2016 aos 68 anos, e as festividades foram encerradas com a instalação de uma estátua feita e doada pelo artista e amigo da família Plínio Verani.

Continua depois da publicidade

— Ele foi uma figura muito marcante para todos nós. Quase todos os bares e restaurantes daqui têm pinturas dele — comenta a comerciante Telma Vieira Correia, de 48 anos.

Telma conta que tem 10 peças do artista plástico em seu acervo pessoal e que Jacob Silveira, nascido em Palhoça, fazia questão de ajudar a comunidade como podia.

— Ele é um dos poucos que conseguiu viver só de arte. Ele se sustentava com permutas, muitas vezes me dizia: “me paga a metade, o resto eu pego em almoço aqui”. Era um jeito dele ajudar a comunidade e o comércio também — diz Telma.

Continua depois da publicidade

Na manhã desta quarta-feira, 06, o avô do surfista Ricardo dos Santos contemplava a paisagem sentado em uma cadeira próximo ao memorial do neto. De canto de olho, observava a estátua da família de Jacob no local.

— Era um artista muito conhecido, a família dele ainda mora aqui. Achei bonita a estátua, só que ficou muito perto do memorial, né? — comenta Nicolau dos Santos.

Segundo Telma Vieira, a ideia é que a estátua seja itinerante. Depois de ficar um tempo ao lado do memorial Ricardo do Santos, a proposta é que circule por diferentes locais e comércios da Guarda do Embaú.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias da Grande Florianópolis