O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – que mede a taxa oficial de inflação no Brasil – contabiliza um aumento de 81,04% no custo de vida dos brasileiros nos últimos 10 anos.
Continua depois da publicidade
Os computadores, entretanto, puxados por iniciativas públicas e privadas, tiveram uma das maiores quedas de preço entre os eletroeletrônicos na última década, com redução de 61,32% no preço médio.
De forma geral, os eletroeletrônicos – TV, som e informática – foram uma das categorias com maior queda no preço na última década – 52,62% de decréscimo na média.
O computador fica ainda abaixo desse índice devido a uma série de fatores que incluem a isenção de impostos sobre os produtos de informática, aumento da fabricação local de componentes, queda do dólar, aquecimento da economia local e o próprio aumento da escala do mercado brasileiro, que hoje disputa as primeiras posições mundiais em consumo de PCs.
Continua depois da publicidade
Como base de comparação no mesmo período, o preço do carro novo teve um aumento de 6,23% no mesmo período. Mesmo com o crescimento no volume de vendas e queda no Imposto sobre Produto Industrializado (IPI).
– A queda de preço do computador, aliado à maior diversificação dos produtos no mercado brasileiro e um esforço conjunto de todo o ecossistema tornaram o projeto de inclusão digital do Brasil um estrondoso sucesso. Nunca o computador foi tão acessível para as camadas mais baixas da população – comentou Fernando Martins, presidente da Intel Brasil.
De acordo com ele, a redução no preço dos computadores foi possível devido ao aumento do número de pessoas com renda para consumir tecnologia.
Continua depois da publicidade