Nesta quarta-feira (10) acontece em São Paulo o ComprovaDay, evento que marca a largada do Comprova, projeto de monitoramento e checagens que visa combater a desinformação durante as eleições municipais de 2024. O lançamento acontece na sede do Google e conta com a participação de representantes de 42 veículos do país, incluindo o NSC Total, que terá a jornalista Sabrina Quariniri contribuindo com as checagens.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos é liderada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Nesta edição de 2024, o sétimo ano de investigações colaborativas, o projeto terá três novos integrantes: Canal Meio, Terra e Agência Tatu. Além disso, vai apoiar com treinamento e consultorias gratuitas jornalistas de outros veículos nas eleições.
Para a presidente da Abraji, Katia Brembatti, o momento para esse tipo de iniciativa é agora, em que se desenha o cenário eleitoral e profissionais de imprensa precisam estar preparados para os desafios que se avizinham.
— Muitas vezes, o foco da cobertura jornalística política fica nas eleições de âmbito federal, mas é no pleito municipal que acontecem as decisões que impactam mais diretamente a vida das pessoas. Agora, é o jornalismo local que necessita de treinamento adequado para revelar os casos de desinformação e com isso ajudar a população a fazer escolhas informadas — destaca.
Continua depois da publicidade
Apoios ao projeto e novidades em 2024
Neste ano eleitoral, além dos veículos de comunicação, o Comprova também conta com apoio do canal Me Explica, que vai colaborar com a capacitação de jornalistas do projeto para a produção de conteúdos explicativos; a Educamídia, que irá contribuir na produção de conteúdos de letramento midiático; o JusBrasil, que vai disponibilizar uma ferramenta customizada e treinar os jornalistas para acessarem informações jurídicas públicas e abertas; e a COAR Notícias, que vai colaborar em projetos que visam elevar o letramento midiático no combate à desinformação de forma regional, com linguagem acessível e identidade próxima aos usuários.
Além disso, a Meta e WhatsApp também irão financiar ações do Comprova no enfrentamento da desinformação. Pelo WhatsApp, os leitores poderão enviar sugestões para verificação, consultar checagens já feitas e assinar uma newsletter. O Comprova também está lançando um canal para divulgar as verificações, conteúdos do Comprova Explica e orientações aos usuários para lidar com a desinformação durante o período eleitoral.
Outra novidade importante para a edição deste ano é que o Comprova criou também um grupo de trabalho que está acompanhando o uso de Inteligência Artificial por agentes de desinformação e irá incorporar funcionalidades em seus canais de atendimento que utilizem IA para melhorar e agilizar a atenção aos usuários.
O que é o Comprova e quais são os veículos que participam
O Projeto Comprova, fundado em 2018, é uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos liderada pela Abraji e que reúne jornalistas de 42 veículos de comunicação brasileiros para descobrir, investigar e desmascarar conteúdos suspeitos sobre políticas públicas, eleições, saúde e mudanças climáticas que foram compartilhados nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.
Continua depois da publicidade
Os conteúdos do Comprova estão liberados para republicação e seguem a Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0) da CreativeCommons. É possível copiar e distribuir o material em qualquer meio ou formato, com qualquer propósito – mesmo comercial.
Os veículos que participarão das checagens neste ano são: A Gazeta, AFP Checamos, Agência Tatu, Alma Preta, Band, Band News , Band News FM, Band TV, Canal Meio, CNN Brasil, Correio*, Correio Braziliense, Correio de Carajás, Correio do Estado, Correio do Povo, Crusoé, Diário do Nordeste, Estadão, Estado de Minas, Folha de S.Paulo, Grupo Sinos, GZH, Imirante, Metrópoles, Nexo Jornal, Nova Brasil FM, NSC Total. O Dia, O Popular, O Povo, Plural, Poder 360, Portal Norte, Rádio Bandeirantes, Rádio CBN Cuiabá, Revista Piauí, SBT, SBT News, Sistema Jornal do Commercio de Comunicação , Terra, Tribuna do Norte e UOL.
Leia também
Projeto Comprova recebe Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa
Projeto Comprova lança aplicativo para compartilhar verificações e incentivar educação midiática