Permanece absolutamente intocável a missão de levar ao público um jornalismo responsável e pautado pela ética.
Continua depois da publicidade
Em meio a um cenário de velozes mudanças tecnológicas – que vem transformando constantemente a indústria da comunicação nas últimas décadas – celebrar 28 anos de atividade é motivo de orgulho, mas principalmente momento de renovar compromissos. Nesse sentido, compartilhamos com o nosso público o balanço das conquistas, a recapitulação das memoráveis coberturas, além, é claro, do reconhecimento dos erros. Essa retrospectiva, no entanto, deve servir acima de tudo como ponto de partida para o início de uma nova etapa. Como fase de reflexão sobre a continuação da caminhada, que apresenta desafios ainda maiores do que aqueles que estavam no horizonte em 5 de maio de 1986, data do primeiro exemplar do Diário Catarinense.
Quase três décadas depois, permanece absolutamente intocável a missão de levar ao público um jornalismo responsável e pautado pela ética, na expectativa de que contribua para que as pessoas sejam livres e efetivamente cidadãs. Esse lema assumido na estreia, e anunciado no primeiro editorial, está presente no dia a dia dos profissionais que fazem o DC com a ajuda permanente e essencial do público. A história desse jornal, que traz na bagagem 10.238 edições entregues aos catarinenses desde a sua fundação, mostra isso. Líder no mercado, o jornal sempre foi sinônimo de credibilidade e esteve à frente de reivindicações e lutas que fazem a diferença para o Estado de Santa Catarina tanto na cobertura editorial quanto na liderança de campanhas institucionais, como a “Duplicação da BR-101, esta ideia não pode parar” e “Crack nem pensar”.
Olhar para a frente é manter todos os pilares que construíram essa aproximação com o público desde o primeiro número – como o compromisso com a verdade, a responsabilidade social, o combate à discriminação e seus preconceitos -, e estar permanentemente aberto a inovações. É essa disponibilidade de aprender o tempo todo e estar sintonizado com o que acontece no mundo que faz com que o DC, tradicional e sólida marca do jornal impresso, amplie constantemente a presença em outras plataformas- do site ao tablet -, com mais de meio milhão de seguidores somente nas redes sociais, por exemplo. De qualquer forma, seja onde estiver e o meio de conexão, o principal mantra é ouvir sempre mais, mais e mais a sociedade.
Neste dia de aniversário, o DC agradece pela confiança e reafirma a disposição de manter e ampliar o espaço do diálogo com o seu público, para receber críticas e sugestões, para esclarecer dúvidas e para receber com humildade as contribuições destinadas a aperfeiçoar ainda mais essa relação de parceria e reciprocidade.
Continua depois da publicidade