Na minha longa vivência no mundo das empresas e em sala de aula já se vão quase quatro décadas, e algumas reclamações de gestores ecoam. Se repetem nas suas relações entre colaboradores, empreitadas e desafios a serem alcançados. Algumas expressões do tipo: falta de compromisso, pouca atitude e iniciativa da equipe, engajamento com as metas.
Continua depois da publicidade
Enfim, a lista de observações se estende. O principal alvo, no entanto, é o sucesso. E no entendimento, a questão está em primeiro lugar, no sucesso pessoal para a projeção de resultados do grupo, da equipe, da empresa, da família.
Nesse sentido, ressalto um princípio da obra de Stephen Covey – Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes. O chamado “Princípio do 90/10”.
Em se tratando de atitude e compromisso esse conceito estabelece que 10% da vida está relacionado ao que se passa com você. Os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.
O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas somos nós que determinamos os outros 90%. Como? Com a nossa reação.
Continua depois da publicidade
Assim, antes de ficarmos reclamando dos outros, das coisas e transformando nosso circuito de vida em uma tensão negativa, que vão levar a consequências desagradáveis, vamos aproveitar nossos momentos com atitudes assertivas. Já que o poder dos 90% só depende de mim e como reajo, o efeito desse processo tente a ser positivo, verdadeiro e, pelo menos, mais feliz.
O desafio é sermos os gestores das nossas próprias vidas. O que requer a busca de um equilíbrio constante frente às pressões e depressões que nos envolvem. Agora, o exercício desse princípio remete que, se queremos coisas boas, positivas e sucesso, isso depende apenas de nós.
Então, deixe de reclamar e construa a sua vida com ações e reações mais saudáveis. Atitude e compromisso empreendedor é realização e não discurso! Na dúvida, exercite esse princípio.