Mais da metade dos comerciantes de Blumenau que participaram de uma pesquisa da CDL disseram que as vendas no último Dia dos Pais foram piores em relação ao ano passado. O abre e fecha do comércio, a crise econômica e a preocupação com o coronavírus refletiram no comportamento dos consumidores neste mês. O levantamento foi feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Blumenau entre os dias 10 e 13.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui para receber notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp.
Foram ouvidos empresários de diversos segmentos, como roupas e calçados (28,6%), joalherias, óticas e relógios (13,04%), lojas de variedades, utilidades para o lar e decoração (10,8%), supermercados e alimentação (8,69%), móveis e eletrodomésticos (8,69%), entre outros (30,52%).
Blumenau amplia horário do comércio e restaurantes e libera missas às quartas
De forma geral, 28,3% apontaram que as vendas foram boas e a mesma quantidade (28,3%) disse que foram ruins, para 26,1% foram regulares e para 17,4% ótimas. Do total, 63% informaram que venderam menos em comparação a 2019.
Continua depois da publicidade
O valor médio gasto pelos clientes foi de até R$ 100 para 45,7% dos entrevistados. Para 17,4% dos entrevistados o valor ficou entre R$ 101 e R$ 150 e 17,4% informaram que variou de R$ 151 a R$ 200. 19,5% disseram que o ticket médio foi acima de R$ 200.
Letalidade do coronavírus é a maior em Blumenau desde início da pandemia
O cartão de crédito foi o preferido dos consumidores na hora de pagar as compras (60,9%). O pagamento à vista (dinheiro ou débito) foi escolhido por 32,6% dos clientes. E 6,5% optaram por pagar no boleto.
Setores
O setor que amargou os piores índices foi o de relógios, jóias e ótica. 83,3% dos entrevistados alegam que as vendas foram regulares ou ruins. O que teve números mais animadores foi o de alimentação, como os supermercados. Para 100% dos entrevistados as vendas foram boas (25%) ou ótimas (75%).
Superado o gargalo da Mafisa, foco na duplicação da BR-470 passa a ser Indaial
A relação dos estabelecimentos com as redes sociais é positiva: 78,2% usam as redes sociais para mostrar os produtos e se relacionar com os clientes, sendo que a metade destes oferece o serviço de entrega. E 21,8% disseram que não usam as redes sociais ou, quando utilizam, não se relacionam com os consumidores nestas plataformas.
Continua depois da publicidade