O preço não é a única vantagem de comprar em brechós. Vestir peças que ninguém mais estará usando por aí – ao contrário do que acontece com as coleções das lojas de departamento – e encontrar roupas ou acessórios que podem fazer toda a diferença no visual ajudam a criar um estilo marcante, com uma pegada mais retrô. Além dessa exclusividade, garimpar esses achados por aí também pode ser bastante divertido.
Continua depois da publicidade
O hábito de comprar em brechós, que já era costumeiro na Europa, por exemplo, começou a ganhar força no Brasil. Pouco a pouco, perde-se o preconceito de adquirir artigos de segunda-mão. Celebridades e estilistas colaboraram para isso ao combinarem roupas de brechó com peças grifadas, dando vida a uma moda mais autoral, com produções únicas. A valorização de peças antigas no universo fashion também ajudou a impulsionar esse tipo de loja.
Mas como garantir uma boa compra desses artigos? Além do olhar clínico e o faro fashion aguçado, é importante ficar atento a alguns detalhes.
– Comprar em brechó não é diferente de comprar em lojas de departamento, por exemplo. É preciso revisar a costura, ver se tem alguma falha e escolher o que realmente gostar – explica a joinvilense Barbara Zanella.
Ela é proprietária de um brechó, o Dress Like a Nerd. O diferencial é que, além de a loja ser virtual, Barbara também customiza algumas peças, dando uma cara nova aos artigos que comercializa. Ela garante que a clientela é boa, mas majoritariamente formada por mulheres de São Paulo e Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Outra dica da designer é comprar peças que são modas mais passageiras, assim, não investe-se tanto dinheiro em uma roupa que logo será passada adiante. Outra vantagem é poder encontrar modas antigas que voltaram às vitrines, só que por um precinho camarada.
– Brechó é um negócio muito democrático – conclui Barbara.
Há três meses, as irmãs Carla Alves e Cátia da Silva, junto com a prima Roberta Pacheco, viram a oportunidade neste ramo em Joinville e abriram a ReCloth. As sócias apostaram numa loja com decoração retrô para criar um ambiente mais aconchegante. Além disso, elas contam que fazem uma seleção rigorosa dos produtos para manter um padrão de qualidade do que colocam à venda.
– Aquela imagem de ambiente com poluição visual, cheiro de naftalina e roupas velhas só tem quem ainda não conhece. Os brechós mais atuais continuam com o objetivo principal, que é o preço acessível, bem como uma preocupação aos detalhes e ambiente, tornando o processo de compra mais atrativo e prazeroso – garantem.
Confira um editorial com peças de brechó.
Roteiro de brechós em Joinville:
Bazar da Nina
Endereço: Av. Procópio Gomes, 979 – Bucarein
Horário de Funcionamento: atendem com hora marcada. As podem ser vistas pela fanpage Bazar da Nina no Facebook
Continua depois da publicidade
Telefone: 3121-9380
Brechó e Outlet Betinha
Endereço: Condomínio Parco Perini – Rua Orestes Guimarães, loja 27 – América
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h30 às 18h30 e aos sábados das 9h às 13h.
Telefone: 3029-1130
Coisas de Bazar
Endereço: Rua Senador Felipe Schmidt, 481 – Centro
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 13h às 18h, e aos sábados das 9h às 14h
Telefone: 3025-7606 ou 9118-9058
Dress Like a Nerd
Loja virtual: www.dresslikeanerd.com.br
ReCloth
Endereço: Rua Porto União, 509, sala 1 – Anita Garibaldi
Horário de Funcionamento:
de segunda a sexta-feira, das
14h às 19h
Telefone: 9935-4414/ 9999-1509/ 9676-7056
Quem fez o quê
Fotos
Germano Rorato
Make e cabelo
Salão Marcio Vargas
Produção
Barbara Zanella
Modelo
Amanda Felski – DF Model