Recursos tecnológicos se tornaram elementos fundamentais para as empresas. Mas, equipar-se com as tecnologias corretas pode ser um desafio. Para saber fazer a escolha correta na contratação, e assim, poder escalar a operação e garantir acesso à tecnologia de ponta para ajudar nas inovações necessárias para o negócio, é ideal conhecer as diferenças entre elas. 

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A opção escolhida é essencial, não apenas para garantir a eficácia da operação, mas para garantir efetividade e otimização dos custos. Além disso, manter os equipamentos atualizados pode ser caro e difícil logisticamente, exigindo constantes manutenções para as empresas. 

Outro ponto que precisa ser analisado pelas empresas é que, dependendo do formato escolhido, a obrigação do descarte correto, seguro e sustentável é uma demanda que também recai sobre elas. A alternativa para resolver esses dilemas pode variar de empresa para empresa, no entanto, é fundamental conhecer a diferença entre os métodos.

Compra, Leasing ou Outsourcing

  • Compra

A compra de equipamentos de TI envolve a aquisição direta de hardware e software pela empresa. Uma das principais vantagens deste método é que a empresa tem propriedade completa dos equipamentos, ou seja, garante o total controle sobre como eles são utilizados, configurados e mantidos.

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No entanto, a desvantagem é que os custos iniciais são elevados, e é necessário ter capital de giro para esse investimento na largada, o que pode ser uma barreira. Além disso, os equipamentos de TI depreciam rapidamente devido ao rápido avanço tecnológico, resultando em perda de valor –  contar com equipamentos de alta performance, evita interrupções inesperadas na operação e garante maior inovação e produtividade nos projetos. Além disso, as necessidades de manutenção também precisam ser feitas internamente, o que demanda ainda mais investimento, horas para cotação de fornecedores, tempo em que o colaborador fica sem o device para trabalhar, toda logística para envio e retorno do item, assim como alocação de recursos para gerenciar todos esses fluxos de cotação, envio para manutenção, coleta e setup no retorno.

  • Leasing

Leasing é uma operação financeira que funciona de um modo parecido com o aluguel, mas que, ao final do contrato, oferece a opção de compra ou devolução do bem. A palavra tem origem inglesa, e significa arrendamento mercantil. 

O leasing possui características que o tornam mais parecido com um empréstimo bancário, mas funciona como um aluguel, ou seja, quem contrata o bem tem o direito de usá-lo. No caso dos devices de TI, eles ficam no nome da empresa de leasing, mas quem assina o contrato ganha o direito de usufruir deste bem. 

Nessa modalidade, os equipamentos são uma garantia de pagamento pelo serviço, que deve ser pago mensalmente conforme a definição contratual. Caso haja alguma inadimplência, os equipamentos são retirados da empresa.

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Ao final do contrato, a empresa contratante tem quatro opções: prorrogar os termos do contrato, comprar equipamentos usados no leasing, trocar os equipamentos por outros mais novos ou devolvê-los. Para atualizar os devices, um novo contrato deve ser feito. Já os custos de manutenção e operação são de responsabilidade da empresa que contratou o serviço

  • Desvantagens do leasing

Custo total: apesar do leasing evitar custos iniciais mais altos, a longo prazo ele pode ser mais caro do que a compra dos dispositivos. Além disso, caso o cliente queira ficar com os equipamentos e adquiri-los ao final do contrato, ainda precisa pagar uma taxa de operação adicional.

Restrições contratuais: os contratos de leasing podem conter cláusulas restritivas, limitando a capacidade de modificar ou atualizar os equipamentos. Além disso, a cada novo item adicional que a empresa necessitar, é necessário gerar novos contratos, o que dificulta a gestão do fornecedor.

Manutenção: no leasing a manutenção dos itens também é de obrigação do contratante. Ou seja, a empresa é responsável por manter este item durante todo o período do contrato, o que gera maior gestão e custos, assim como na modalidade de compras. 

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Gestão do contrato: uma das principais desvantagens do leasing está relacionada ao tempo e à gestão desses contratos. O tempo de contrato é um fator crucial, pois os termos são geralmente de longo prazo, o que pode engessar a flexibilidade financeira e operacional da empresa. Além disso, a gestão desses contratos pode ser complexa, especialmente quando há necessidade de incluir novos produtos para atender às demandas diárias do negócio.  Isso porque na modalidade de leasing, quando há necessidade de incluir ou retirar itens, é necessário gerar um novo contrato, exigindo um acompanhamento constante e eficiente, o que pode gerar uma carga administrativa significativa e requerer recursos dedicados para a sua gestão eficaz.

  • Outsourcing 

Essa estratégia consiste na adoção de um provedor externo para gerir e prover a infraestrutura de TI. A maior vantagem deste método é que o outsourcing reduz os custos operacionais relacionados à aquisição, manutenção e atualização de equipamentos, além de reduzir custos com especialistas para manter esses devices em operação. 

O outsourcing também proporciona acesso a tecnologias avançadas e a profissionais qualificados, já que os serviços de TI estão sempre atualizados com as últimas tendências e inovações tecnológicas. Assim, a empresa pode focar na sua área de atuação, deixando a inovação para os especialistas desse mercado. 

Além disso, o outsourcing oferece maior flexibilidade e escalabilidade. As necessidades de TI de uma empresa podem mudar rapidamente, e um provedor de serviços pode ajustar facilmente os recursos e serviços oferecidos para atender a essas mudanças. 

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— Entre as vantagens competitivas do outsourcing de equipamentos de TI estão a possibilidade de ter acesso a equipamentos de ponta sem precisar fazer grandes investimentos, poder contar com  manutenção preditiva e suporte contínuo, ter o apoio de técnicos especializados e planos de backup garantidos, além de ter uma gestão centralizada — comenta a Diretora de Marketing e Produtos, Georgia Rivellino.

Ainda segundo ela, a terceirização permite que a empresa não pare de funcionar em quesitos tecnológicos, já que o fornecedor é responsável por oferecer equipamentos de suporte em múltiplas localidades quando necessário para manter a continuidade operacional.

Todos esses serviços do outsourcing permitem que os colaboradores tenham maior foco no core business. Isso porque, ao terceirizar a gestão de ativos, as empresas podem direcionar seus recursos internos e esforços para suas atividades principais. Isso promove a inovação, a eficiência e a competitividade, uma vez que a empresa concentra-se no que faz de melhor.

Simpress: especialista em Outsourcing

Para as empresas que estão buscando um fornecedor confiável e eficiente nas demandas de Outsourcing, a Simpress é a opção ideal. Especialista no segmento, a empresa possui mais de 2.600 clientes em todo o Brasil, além de possuir mais de 600 mil equipamentos contratados espalhados pelo país e 17 filiais nos principais estados para suprir a demanda. 

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— Nos destacamos pela estrutura  e agilidade no atendimento devido a capilaridade ímpar que temos. São mais de 20 anos como líder de mercado em outsourcing, centros logísticos que somam 20.000 m2 de área total de armazenamento, atendimento nacional com SLAs agressivos, mais de 1600 técnicos pelo Brasil, 2.400 colaboradores, além de disponibilizarmos o portal Simpress UX: uma plataforma criada exclusivamente para o cliente fazer a gestão do contrato com a Simpress de forma prática. Ou seja, temos uma estrutura única e confiável para facilitar o dia a dia da operação de TI dos nossos clientes — comenta a Diretora de Marketing e Produtos, Georgia Rivellino.

A Simpress entrega os equipamentos prontos para uso, já configurados conforme as necessidades da empresa. Como benefício, todos os equipamentos contratados já contam com a compensação das emissões de CO² através do plantio de árvores. 

Para saber mais sobre a Simpress, acesse o site da companhia.