A pequena cidade de Caxambu do Sul, no Oeste de Santa Catarina, é palco de uma investigação do Ministério Público Eleitoral sobre compra de votos e uso de moeda falsa. Os crimes teriam ocorrido na última eleição municipal, de 2024. Os principais alvos apontados até o momento são um vereador reeleito e um ex-candidato a prefeito.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O Ministério Público pede a cassação do diploma do vereador, a aplicação de multa para ambos e a decretação da inelegibilidade dos dois por oito anos. De acordo com a denúncia, a investigação teve início com denúncias de comerciantes sobre o recebimento de cédulas falsas dias após o pleito eleitoral.
Depois disso, a Polícia Federal teria identificado indícios de que um dos investigados teria ordenado a distribuição das notas como parte de um esquema de compra de votos.
— Depoimentos de eleitores revelaram que receberam quantias em dinheiro para votar nos candidatos investigados. Um eleitor afirmou ter recebido R$ 900 para votar no candidato a prefeito. Outro depoimento indicou que notas falsas foram entregues por cabos eleitorais dos investigados — explica o Promotor Eleitoral Gabriel Cavalett.
Continua depois da publicidade
Materiais de campanha e mensagens que reforçam a participação de ambos no esquema também foram localizados durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, segundo o MP. A origem e as responsabilidades pela falsificação e circulação das notas falsas são apuradas pela Polícia Federal.
Os nomes do vereador e do candidato a prefeito não foram divulgados.
Veja fotos da operação da PF em outubro de 2024
Leia mais
Homem é assassinado embaixo de ponte em Caçador
Caminhoneiro que estava desaparecido é encontrado em Ponte Serrada