O Banco do Brasil (BB) já adquiriu R$ 8 bilhões em carteiras de crédito de outras instituições financeiras desde o agravamento da crise financeira internacional. Esta investida do BB vai ao encontro da política do governo de prover liquidez ao sistema financeiro nacional via liberação de depósitos compulsórios, à vista e a prazo, pelo Banco Central (BC).

Continua depois da publicidade

Segundo o vice-presidente de crédito do BB, Adésio de Almeida Lima, a instituição pode continuar a adquirir outras carteiras. Contudo, a velocidade de compra deve diminuir a partir de agora devido à melhora da liquidez no mercado financeiro. De acordo com o presidente do BB, Antonio Francisco de Lima Neto, a concessão de financiamentos pelo sistema financeiro já está sendo restabelecida.

– Foi um problema que ocorreu por algumas semanas, mas que agora está se normalizando – afirmou.

Para Lima Neto, já existe um movimento expressivo de empresas que estão em busca de operações de financiamento, o que lhe permite avaliar que até o final do ano as condições de liquidez no mercado estarão normalizadas.

– As empresas não pararam de demandar financiamento e isso deve continuar crescendo nas próximas semanas, até chegar ao pleno restabelecimento no curto prazo – comentou hoje, em entrevista coletiva à imprensa.

Continua depois da publicidade

Entenda a crise: