A aquisição pela Coca-Cola da empresa brasileira Leão Júnior, fabricante do Matte Leão, foi aprovada nesta terça-feira sem restrições pela Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, e pela Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda. A operação foi anunciada em março do ano passado e desde então estava sob análise das duas pastas. O parecer foi enviado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para julgamento ainda sem data definida.

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Segundo nota divulgada pela Seae e SDE, a instrução conjunta analisou os efeitos concorrenciais do negócio sobre o mercado de chá mate, chá pronto para beber e guaraná natural. “O exame resultou na observação de baixas barreiras à entrada de concorrentes potenciais capazes de redirecionar sua produção para a fabricação de produtos do mercado relevante e de rivalidade no mercado”, afirma o texto. Outros fatores analisados e que favoreceram a aprovação foram a estimativa de continuidade do crescimento desse mercado e a verificação de entrada de concorrentes.

Durante a instrução do processo, a SDE e Seae receberam manifestações de concorrentes, como a Pepsi, fabricante da marca de chá pronto para beber Lipton. A empresa argumentou que haveria uma concentração muito forte nesse segmento com a aquisição do Matte Leão pela Coca-Cola, pois a empresa americana já é dona do Nestea, outra marca de chá pronto.