O compositor brasileiro Toninho Geraes está acusando a cantora britânica Adele de plágio: o mineiro é o compositor da clássica música Mulheres, que ficou famosa na voz de Martinho da Vila. Segundo ele, Adele teria plagiado a canção em Million Years Ago, do álbum 25. Em entrevista à revista Veja, o compositor comentou: “Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada.”

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

> Whindersson Nunes e Felipe Neto trocam indiretas pelo Twitter: “É o próprio Jesus”

Não é de hoje que a semelhança é assunto na internet: as duas faixas são consideradas tão parecidas que os fãs criaram até um mashup – ouça abaixo:

Na acusação formal, Toninho e sua equipe contabilizaram 88 compassos idênticos nas duas músicas – o que equivale a 87% de Million Years Ago.

Continua depois da publicidade

A história já rendeu duas notificações extrajudiciais, enviadas a Adele e a Gred Kurstin, o outro compositor da música. A gravadora XL Recordings/Beggars Group e o grupo Sony Music também também foram notificados. A ideia inicial era tentar um acordo, mas Toninho e seu advogado Fredímio Biasotto Trotta já declararam que, diante do silêncio, pretendem recorrer à Justiça.

> Projeto itinerante leva cinema ao ar livre a cidades de Santa Catarina

Ouça as duas canções e compare:

Leia também:

> ABBA vai lançar primeiro disco em 40 anos e voltar aos palcos de forma digital

> Ney Matogrosso abre o jogo sobre nude vazado: “Apertei o botão errado”

> Rock in Rio anuncia Joss Stone, Corinne Bailey Rae e Gloria Groove