As comportas das barragens de Taió e Ituporanga foram fechadas pela Defesa Civil de Santa Catarina. A medida leva em consideração a previsão de volumes elevados de chuva no Alto Vale do Itajaí durante esse fim de semana. Segundo o órgão, o risco é alto para enchentes na região.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Conforme a Defesa Civil do Estado, as sete comportas e o canal extravasor da barragem de Taió foram fechados durante a madrugada e manhã desta sexta-feira (27). Na medição das 7h, a estrutura estava com 37,4% de ocupação.
Já em Ituporanga, o órgão informou, por volta das 13h, que estava fechando quatro comportas. Uma delas já estava fechada. A ocupação era de 45,5% no começo do dia.
As projeções apontam acumulados que podem chegar a 120 milímetros entre sexta (27) e sábado (28), segundo a Defesa Civil de SC.
Continua depois da publicidade
— Nós estamos esvaziando bem as barragens, então os rios continuam altos (no Alto Vale). Dependendo de como vier a chuva, o nível do rio em Rio do Sul pode ficar entre 8 ou 9 metros e chegar a 9,5 metros — detalha o coordenador de Alerta e Monitoramento de Cheias, Frederico de Moraes Rudorf.
No município as primeiras ruas são inundadas a partir de 7,5 metros. No começo desse mês, Rio do Sul passou 12 dias em situação de enchente e nesta sexta-feira (27) ainda tinha três abrigos abertos com 28 famílias acolhidas que não conseguiram retornar para casa. Na medição das 7h, o Itajaí-Açu estava em 5,14 metros.
O prefeito de Taió, uma das cidades mais afetadas pelas chuvas no começo de outubro, disse em live nesta sexta-feira (27) que acredita que caso uma nova inundação se confirme no município “não deve ser tão severa” quanto a anterior. O nível da água na cidade chegou a 12,4 metros em 9 de outubro (o maior da história) e 34% das edificações foram atingidas. Nesta manhã o nível do rio estava em 3,29 metros. As primeiras casas começam a ser atingidas com 6 metros.
Leia mais
Previsão de chuva intensa nas regiões de Blumenau e Rio do Sul deixa Defesa Civil em alerta