A Defesa Civil de Santa Catarina informou na noite desta terça-feira (11) que todas as comportas das barragens de Taió e Ituporanga foram fechadas. O motivo é o alto volume de chuva registrado no Alto Vale do Itajaí no início desta semana.

Continua depois da publicidade

Durante a manhã desta quarta-feira (12), uma das comportas em Ituporanga chegou a ser aberta, por conta da diminuição da chuva na região.

Receba notícias do Vale do Itajaí por WhatsApp

Conforme o manual de operação das estruturas, primordiais para contenção de cheias, as comportas são fechadas quando o nível do Rio Itajaí-Açu atinge 4,5 metros em Rio do Sul. A barragem de Taió tem capacidade para conter 99,96 bilhões de litros de água e a de Ituporanga, 104,03 bilhões de litros.

Confira a situação nos principais pontos de monitoramento da Defesa Civil:

Continua depois da publicidade

Rio do Sul
● Rio Itajaí-Açu às 9h40min de quarta-feira (12): 6,08 metros
● Situação: Elevação

Rio do Oeste
● Rio Itajaí do Oeste às 9h45min de quarta-feira (12): 8,60 metros
● Situação: Elevação

Taió
● Rio Itajaí do Oeste às 9h de quarta-feira (12): 5,74 metros
● Situação: Elevação

Nas últimas 24 horas, o município de Taió, por exemplo, registrou 68 milímetros de chuva. Em Rio do Sul esse número chegou a 50 milímetros, dos quais mais da metade nas últimas seis horas. Confira dados abaixo:

O tempo segue instável em Santa Catarina até quinta-feira (13). Segundo a Defesa Civil de SC, há risco alto nas áreas em laranja para ocorrências relacionadas às chuvas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas, assim como ventos intensos e granizo de forma pontual.

A meteorologia do governo do Estado estima, em média, mais 60 milímetros de chuva no Alto Vale até quinta.

Como estão as barragens do Vale do Itajaí com previsão de chuva acima da média por El Niño