Cuidar do mau hálito, tratar os passageiros com educação e não fumar. Essas foram as recomendações passadas pelos organizadores das Olimpíadas de Pequim, nesta quarta, aos taxistas da capital chinesa. O discurso faz parte da preparação para receber os turistas que irão acompanhar o maior evento esportivo do mundo, em 2008.

Continua depois da publicidade

– Os taxistas sãos as janelas pelas quais os estrangeiros irão conhecer Pequim, por isso nós precisamos regulamentar o serviço desses profissionais – esclareceu o vice-diretor da Comissão de Transporte da cidade-sede, Lin Xiaoming.

O dirigente chinês explica que os próprios moradores da capital reclamam da péssima condição dos táxis locais.

– Alguns dizem que os motoristas dificilmente sabem os caminhos pelas ruas e que a maioria é sujo por dentro. Mas nós vamos melhorar a situação de todo o transporte da região.

Entre as precauções, os organizadores pedem para as mulheres não pintarem seus cabelos na cor vermelha ou loira e para evitarem o uso de brincos muito grandes. Já os homens foram alertados para não deixarem o cabelo crescer. Mas ambos foram avisados para limparem o interior de seus táxis e escovar os dentes após ingerirem alho, um dos principais ingredientes na culinária chinesa.

Continua depois da publicidade

Essas foram as últimas ordens higiênicas impostas pelos organizadores aos 15 milhões de habitantes de Pequim. A população também foi proibida de cuspir em público, encorajadas a falarem inglês corretamente e formar filas ordenadas.

No entanto, Lin Xiaoming alertou para outros problemas relacionados ao tráfego na capital chinesa. Os principais são os altos índices de congestionamento e o transporte subterrâneo pouco desenvolvido. De acordo com o dirigente, durante as Olimpíadas circularão aproximadamente 3,3 milhões de carros pelas ruas.

Para controlar o trânsito, a Comissão de Transporte prevê limitar o uso de carros governamentais, reduzir o uso de veículos privativos e vias adicionais serão construídas. Novas linhas de metro e ônibus também serão inauguradas antes dos Jogos Olímpicos.