Com base na evolução das obras olímpicas, Pequim reafirmou hoje que, como tinha prometido, todos os complexos esportivos estarão prontos no fim de 2007, informou hoje a Rádio China Internacional.

Continua depois da publicidade

– Os trabalhos de construção evoluem segundo o programado – disse Jin Yan, presidente do Projeto de Construção Pequim 2008.

Não é uma surpresa a antecedência com a qual as áreas esportivas estão sendo construídas, uma vez que a capital chinesa teve que desacelerar as obras por conselho do Comitê Olímpico Internacional, que alertou sobre o custo da manutenção de estádios sem uso.

Jin disse que alguns dos estádios estarão prontos já em meados de 2007, quando Pequim deve realizar diversas competições de caráter internacional para testar os complexos e a capacidade de organização da cidade.

Atualmente, segundo Jin, 20 centros esportivos que serão utilizadas nos Jogos estão em processo de construção ou reforma. Neste ano, serão iniciadas as obras em outros nove locais. No total, 37 estádios abrigarão as competições olímpicas em 2008, dos quais 14 serão novos e nove serão estruturas temporárias que vão ser desmontadas após os Jogos.

Continua depois da publicidade

Pequim, que espera gastar mais de US$ 30 bilhões nos Jogos Olímpicos, a maior parte na construção dos estádios, emprega atualmente 17 mil trabalhadores da construção.