A inauguração nesta quinta-feira das novas unidades de tratamento intensivo e de queimados no Hospital São José também marcam a conclusão das obras no Complexo de Emergência Ulysses Guimarães, que foi construído há 13 anos e ainda não havia sido finalizado. O complexo fica ao lado do prédio central do hospital.

Continua depois da publicidade

Ele foi idealizado no governo de Luiz Henrique da Silveira, mas as obras começaram quando Marco Tebaldi era prefeito. O primeiro prazo para conclusão era maio de 2006, mas o complexo começou a funcionar, parcialmente, apenas em 2008.

Além da falta de recursos para conclusão total, à medida que o tempo foi passando houve uma série de mudanças legais que obrigaram a Prefeitura a refazer projetos, readequar espaços e prever novas instalações. Apenas agora, depois de 13 anos, toda a estrutura será finalizada.

Hoje funcionam no local o centro cirúrgico, a central de material esterilizado, o pronto-socorro, a unidade de AVC, o heliponto e agora as novas unidades de UTI e queimados. Apenas não concentra as alas de internação do hospital.

Com a transferência dos novos leitos para o Complexo Ulysses Guimarães, as salas antes usadas pelas UTIs e unidade de queimados serão usadas como suporte para a revitalização interna de outros setores, que começa até o final do ano.

Continua depois da publicidade