Douglas Brose, Valeria Kumizaki e Natalia Brozulatto, medalhistas de ouro nos Jogos Pan-americanos do Canadá, em julho, estão em Joinville. Eles se misturam a centenas de atletas de todo o Brasil que estão participando do Campeonato Brasileiro de Caratê 2015, no Centreventos Cau Hansen.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias de Esporte no AN.com.br
A promoção é da Confederação Brasileira e da Federação Catarinense da modalidade, com o apoio da Prefeitura. A competição foi aberta na manhã desta quinta-feira e prossegue até sábado com disputas do kata e kumitê em diferentes categorias e idades – a partir de seis anos até acima de 56 anos.
Os números comprovam a importância do evento. São 1.690 atletas de todos os Estados do Brasil, sendo 160 de Santa Catarina e 35 de Joinville.
Continua depois da publicidade
– A elite do caratê está reunida neste evento. Foram realizados cinco regionais para selecionar os melhores – informa Hortulano Belli, técnico e coordenador da modalidade na Felej.
De acordo com Hortulano, a cidade tem atletas em condições de disputar o título. Ele cita alguns nomes como Amanda Arndt Belli, Shayene Ristow e Ryan Cardoso. Os três vão competir hoje.
– Competir em casa serve como incentivo. Poderemos ter outros destaques na competição – acrescenta.
Continua depois da publicidade
Bicampeão mundial e medalha de ouro no Pan, Douglas Brose era só elogios ao nível da competição e à estrutura montada na arena multiuso.
– É o melhor brasileiro dos últimos anos, tanto na parte técnica quanto na parte de estrutura. Essa Arena aqui é o diferencial – elogiou o campeão, enquanto posava para fotos e distribuía autógrafos para os jovens atletas.
A primeira medalha de Joinville na competição foi conquistada por Célio D´Ávila, 44 anos, que competiu no kata na categoria máster. Técnico da equipe de caratê dos Joguinhos na Felej, Célio disse que competir na cidade é motivo de orgulho.
Continua depois da publicidade
– Estou há anos no esporte e ter a oportunidade de disputar um Brasileiro na minha cidade é emocionante – disse Célio, que sábado volta ao tatame para disputar o Brasileiro de Estilo.
O coordenador da modalidade ressalta que a competição traz valores importantes para cidade, no aspecto esportivo, na divulgação e na movimentação em hotéis e restaurantes.
– O caratê é a modalidade que tem o maior número de praticantes no PID – Programa de Iniciação Desportiva – da Felej. Com o Brasileiro, vamos atrair ainda mais crianças – acredita Hortulano.
Continua depois da publicidade
No sábado, o ex-campeão dos meio-pesados do UFC, Liyoto Mashida, dará um seminário de caratê e MMA no Cau Hansen. Mashida é uma das atrações do evento.