O Mercado Público de Florianópolis é o personagem da seção Cortina do Tempo, mais uma vez. Na foto antiga, do Acervo Velho Bruxo, mostramos o prédio e a praia do Vai quem Quer no início da década de 1970.

Continua depois da publicidade

:: Ala Norte do Mercado tem apenas 13 boxes funcionando após reabertura

:: Como era a Praça da Alfândega em 1960

As atividades que deram origem ao Mercado Público se iniciaram em frente à Igreja Matriz, com barracas e quitandas construídas pelo governo da – na época – Capitania de Santa Catarina, possivelmente no fim do século XVIII. Barracas e quitandas eram alugadas por pequenos comerciantes que vendiam peixe, arroz, carne de sol, feijão, mandioca e hortaliças, entre outros alimentos.

Continua depois da publicidade

>> Confira o antes e o depois do Mercado Público

O primeiro prédio que abrigou o Mercado Público foi construído em 1851 e ficava no Largo da Matriz. O prédio era um bloco retangular de quatro faces com uma porta de cada lado. Em 1899, o mercado foi transferido para a localização atual.

O prédio que conhecemos hoje foi construído em etapas. A primeira contava com apenas uma ala. Em 1915 foi construída a segunda ala, em cima de um aterro, as torres, as pontes que as interligam e o vão central. Em 2005, um incêndio destruiu toda a área interna da ala esquerda do mercado, já recuperada.

Hoje a vista do Mercado desde a Rua Francisco Tolentino é um tanto diferente. Na época em que a foto antiga foi tirada, os comerciantes ocupavam pequenas barracas no espaço do Largo da Alfândega e dali se via o mar, a praia. Hoje vemos o Camelódromo Municipal de Florianópolis, o primeiro no país. A estrutura inicial, construída numa ação da prefeitura em 1991, abrigava os comerciantes em baixo de uma grande lona amarela presa em pilares de ferro. A lona protegia os comerciantes, que antes estavam expostos às intempéries climáticas, mas não resistiu ao temporal de 1995, que afetou boa parte da cidade de Florianópolis. Na época, estimou-se que o prejuízo chegava em aproximadamente R$ 60.000.

Continua depois da publicidade

Em abril do mesmo ano construiu-se uma nova cobertura, de aço, mais segura. Mas foi em 1998 que começou a ser modernizado, ampliado e construído em alvenaria.

Na página especial da Cortina do Tempo, você confere as imagens já publicadas: do Mercado Público, da vista do Morro da Cruz e da Catedral de Florianópolis. Acesse, navegue pelo slider que mostra o antes e depois dos locais e faça uma viagem no tempo

Participe

:: Envie uma foto antiga de cidades da Grande Florianópolis para o e-mail leitor@horasc.com.br

:: Você precisa colocar o assunto “Cortina do Tempo” no título do e-mail

:: Conte um pouco da sua história com esse lugar se você tiver alguma lembrança

:: É muito importante você mandar seu nome completo e telefone para contato

:: Também é preciso informar a cidade onde a foto foi tirada, nome do bairro, ponto de referência e o ano em que a foto foi feita

Continua depois da publicidade