O conclave que vai eleger o sucessor do papa Francisco acontecer no mesmo ano em que um filme sobre o tema foi lançado é uma das maiores coincidências de 2025. Conclave, lançado em janeiro aqui no Brasil, teve oito indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme.

Continua depois da publicidade

Com a morte de Francisco, no dia 21 de abril, o filme voltou a ser assunto. Desde que a data do conclave foi anunciada e com o começo da reunião que vai eleger o novo papa, cenas do filme são compartilhadas a todo tempo nas redes sociais.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Nesta quarta-feira (7), com o começo real do conclave na Capela Sistina, no Vaticano, e o fechamento das portas, o famoso “Extra omnes” (“Todos para fora”), um vídeo comparando os momentos do filme com a realidade circula no X (antigo Twitter), e já acumulou milhões de visualizações.

O vídeo compara alguns momentos da transmissão do Vatican News com cenas do filme Conclave. A missa antes da votação, os juramentos dos cardeais, as vestimentas e o momento do fechamento das portas da Capela Sistina, tudo de forma muito parecida.

O que prova o quanto o filme foi fiel ao retratar os detalhes e os ritos que envolvem um conclave real. Vale lembrar, que apesar de ter sido lançado no Brasil em janeiro de 2025, Conclave é um filme de 2024 e baseado em um livro de Robert Harris.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo que compara as cenas do filme Conclave x conclave real

Leia também

Conclave em detalhes: veja como funciona a eleição do novo papa

Conclave: qual foi o mais longo e o mais curto da história

Conclave: onde assistir e tudo sobre o filme que mostra como é a eleição de um novo papa