As companhias aéreas perderão um total de US$ 4,7 bilhões em 2009 e enfrentarão o pior cenário dos últimos 60 anos, por causa da atual crise econômica, anunciou hoje a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).
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– O ano de 2009 será o mais duro da história das companhias aéreas. Nunca vimos nada semelhante – disse o presidente da Iata, Giovanni Bisignani, em entrevista coletiva.
A entidade explicou que 2009 será o pior ano desde 1930, dado que os últimos cálculos indicam que o lucro total cairá 12% a respeito do ano anterior, ou seja, deixarão de ser obtidos cerca de US$ 63 bilhões.
– Em 2008, esta foi uma indústria de US$ 530 bilhões, este ano se transformará em uma de US$ 467 bilhões – disse Bisignani.
A entidade calcula que as perdas líquidas serão de US$ 4,7 bilhões em 2009.
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Este cálculo está revisado, pois, em dezembro, a Iata elaborou uma previsão que indicou que as perdas líquidas seriam de US$ 2,5 bilhões.
Os piores resultados serão registrados este ano pelo tráfego aéreo de carga, com uma redução de 13% a respeito do ano passado, devido à queda do comércio mundial, enquanto o tráfego de passageiros cairá 5,7%.
Segundo Bisignani, uma das principais causas da situação atual é que a demanda caiu “de forma dramática”.
O presidente apontou especialmente o tráfego em classe executiva, “que é onde as companhias obtêm o lucro”. Segundo os cálculos da Iata, o tráfego nessa categoria cairá 16,7%.
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– Em janeiro, o transporte de carga caiu no mundo 23,2%, este é o principal indicador de que o mundo está em crise, que os consumidores não compram e os empresários não produzem.
Bisignani previu que a situação “irá para pior, antes que melhore”, algo que não acredita que ocorra até, pelo menos, 2010.
Um dos aspectos assinalados como positivos é a conta do combustível, já que, no ano passado, o custo do combustível derivado do petróleo representava 32% da conta total de operações das companhias aéreas e, este ano, com o preço do petróleo a US$ 50 por barril, o custo energético será de 25%.
Outro ponto é que o tráfego de passageiros despencou e a boa notícia é que o custo de passagens pode cair. Fabricantes de aviões, como Airbus e Embraer, devem sofrer uma queda em vendas de 30% até 2011.
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