Uma jangada à deriva no oceano, três náufragos e a fome farão companhia para quem for assistir nesta sexta-feira à estreia de Em Alto Mar no Galpão da Ajote, em Joinville. O espetáculo homônimo ao texto do dramaturgo polaco Slawomir Mrozek é dirigido pelo grupo local Cia. Rústico Teatral, pela segunda vez mergulhado nos assuntos provocados por situações-limite. Nesta montagem, os direitos humanos, discutidos em Passport, de 2011, retornam ao palco vestidos por uma nova questão: qual dos náufragos garantirá a sobrevivência dos outros dois tripulantes?

Continua depois da publicidade

A discussão proposta por Em Alto Mar está longe de girar somente em torno do canibalismo. A companhia joinvilense, que teve os direitos sobre o texto de Mrozek adquiridos para 50 apresentações (em um período de um ano) após seis meses de negociação, embarca no teatro do absurdo para abordar o conceito de justiça e as relações humanas. O conflito é permeado por um humor crítico próprio do autor.

– É uma peça que trabalha o tempo todo na tensão, uma comédia ácida, com pausas e risos nervosos – define o diretor Samuel Kühn.

Embora com uma proposta diferente de Passport, produção anterior do grupo, foi nas viagens de circulação deste trabalho – e as discussões relacionadas aos direitos humanos – que a ideia de levar ao palco Em Alto Mar ganhou apoio. Samuel, que teve contato com o texto há mais de dez anos e nutria a vontade de montá-lo, inscreveu o projeto e teve aprovação do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura no ano passado.

Continua depois da publicidade

Para levar a dramaturgia de 1961 ao palco, o diretor contou com três atores convidados. Cássio Correia e Jackson Luiz Amorim, que fazem parte da Essaé Cia. de Teatro-Dança, e Grazi Sousa, do grupo Canto do Povo, que já trabalhou com o grupo na peça Mal-amados ou Essa Dor que me Devora o Coração (2013), protagonizam os personagens à deriva ao lado de Vinícius da Cunha, integrante da Rústico. A trilha sonora é assinada por Jacson Araújo e a iluminação é de Flávio Andrade.

Após a estreia, o grupo faz uma temporada no Galpão da Ajote até 9 de junho, sempre com sessões as sextas, sábados e domingos, às 20h30. Os ingressos serão vendidos no local do evento, uma hora e meia antes da apresentação.

O QUÊ: estreia do espetáculo Em Alto Mar, da Cia. Rústico Teatral.

QUANDO: sexta-feira, às 20h30. Temporada até o dia 9 de junho, todas as sextas, sábados e domingos (exceto dias 9, 10 e 11 de maio).

Continua depois da publicidade

ONDE: Galpão de Teatro da Ajote, na Cidadela Cultural Antarctica (rua 15 de Novembro, 1.383).

QUANTO: ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia para professores, estudantes e idosos). A venda será feita no local do evento, a partir das 19 horas.