Representantes de diversos países assumem compromissos relacionados ao meio ambiente desde domingo (31) na COP 26, a Conferência do Clima da ONU. O evento, realizado em Glasgow, na Escócia, ocorre até o dia 12 de novembro e faz com que o mundo inteiro volte os olhares para as causas das mudanças climáticas das últimas décadas, entre elas, o desmatamento. A expectativa é que o Brasil apresente algum plano concreto para enfrentar esse problema, que cresce a cada ano e contribui para a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Continua depois da publicidade

Apesar de a sigla ESG (Environmental, social and corporate governance, que corresponde a Governança Ambiental, Social e Corporativa) estar em pauta nas empresas de todos os portes nos últimos anos, iniciativas dentro do estado catarinense visam aliar o desenvolvimento empresarial com práticas que contribuem com fatores sociais e ambientais.

Entre elas, está a de uma empresa catarinense que é fabricante de produtos derivados de madeira, mas apenas daquelas oriundas de reflorestamento. A empresa atua somente com matéria-prima de florestas que possuam a certificação de manejo florestal.

> 5 inovações tecnológicas da construção civil para ficar por dentro

Sediada em Benedito Novo, a Madesp Molduras foi fundada em janeiro de 1993 e tem como sócios e fundadores os irmãos Marvin, Charles e Leomar Spiess. Para Marvin Spiess, que é diretor comercial da Madesp Molduras, o setor madeireiro precisa achar alternativas para promover a preservação do meio ambiente, sem degradar os biomas brasileiros.

Continua depois da publicidade

— Hoje é fundamental, pois é a perpetuação dos negócios neste setor. A matéria-prima oriunda de reflorestamento é autossustentável, pois se colhe a floresta e a replanta na mesma área, além de aproveitamento de áreas impróprias para cultivos de outras espécies ou até mesmo para agricultura. Os produtos fabricados pelo setor são autossustentáveis, biodegradáveis e totalmente recicláveis, contribuindo, assim, para a preservação de nosso ecossistema — conta o diretor comercial.

Crescimento baseado em sustentabilidade

A empresa iniciou os trabalhos como serraria em um município próximo, Rio dos Cedros. Após alguns anos em Rodeio, a sede foi transferida para Benedito Novo em 1998, onde a família Spiess morava.

A empresa hoje conta com cerca de 100 colaboradores e vem ampliando os negócios no comércio internacional, atuando com base em critérios de sustentabilidade e de promoção de um ambiente saudável para os colaboradores.

Charles Spiess, diretor financeiro da companhia, aponta que o respeito ao meio ambiente é uma preocupação constante para a Madesp.

Continua depois da publicidade

— Acreditamos que respeitar o meio ambiente é zelar pelo presente e pelo futuro das novas gerações e do planeta. Sabemos que isto é possível e que precisamos trabalhar unidos. Neste sentido, a empresa procura adquirir matéria-prima de florestas que possuem certificação de manejo florestal, tratamento de efluentes, reciclagem de resíduos sólidos, programas de conscientização aos colaboradores e suas famílias — destaca.

15 anos de comércio internacional

A empresa catarinense gerenciada pelos três irmãos evoluiu desde a criação há quase três décadas. Em janeiro de 2023, completará 30 anos atuando na melhoria contínua da gestão da qualidade, dos processos e das pessoas para fornecer componentes que atendam a construção civil a nível mundial e molduras para decoração em produtos com qualidade e beleza reconhecidos por todo o mundo.

Leomar Spiess, diretor industrial da companhia, acredita que a persistência e o dinamismo foram fatores que fizeram a Madesp crescer e se desenvolver. Hoje, a companhia é uma das principais exportadoras desse tipo de produto para países como os Estados Unidos.

Madesp exporta produtos que atendem a construção civil e o setor moveleiro.
Madesp exporta produtos que atendem a construção civil e o setor moveleiro. (Foto: Divulgação)

— Buscamos sempre atender da melhor forma possível nossos clientes, com produtos de alta qualidade, cumprindo rigorosamente prazos de entrega, com pós-vendas atuante, sempre ouvindo o que o cliente necessita e buscando, investimento constantemente em novas tecnologias e parque fabril sempre moderno e atualizado com o que existe de melhor no setor. A Madesp investe no desenvolvimento, na melhoria contínua e na motivação de seus colaboradores. Nossa inspiração é promover o bem-estar dos mesmos, pois são eles que formam o nosso principal capital, o capital humano — reforça o diretor industrial.

Continua depois da publicidade

A empresa hoje se destaca pela exportação de produtos para diversas regiões do mundo. A entrada no comércio internacional iniciou no ano de 1997, mas, desde então, passou a fornecer para um portfólio maior de clientes. No momento, exporta para países como Estados Unidos, Canadá, México, Marrocos, Espanha e Itália.

Veja os produtos da Madesp e saiba mais sobre a política de sustentabilidade e responsabilidade ambiental no site da empresa.

Leia mais

Setor de marketing expande e amplia busca por profissionais especializados

Operação Lata Velha retira carros abandonados das ruas de Florianópolis