Os diretores da Viação Aérea Panamericana, de São Paulo, Luiz Carlos Fantini e Arnaldo Kojima, estiveram nesta quarta-feira em Blumenau para apresentar uma proposta de operar vôos comerciais do Aeroporto Quero-quero para o Aeroporto Campo de Marte (SP).

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A proposta foi apresentada aos empresários da Acib, da H&S Serviços Aeronáuticos e presidência do Seterb. Depois os empresários foram até o aeroporto conhecer o avião Bandeirante, que pousou por volta das 11h.

A Panamericana sugeriu que o vôo diário partisse de Blumenau às 7h. O retorno de São Paulo para o Quero-quero, às 16h30min.

Não será possível oferecer vôos à noite porque a atual estrutura do Quero-quero não oferece balizamento nesse período. A empresa também estima que as passagens do trecho custem entre R$ 300 e R$ 350.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Agências de Viagens e Turismo da Acib, Cristine Nort Ziel, as tarifas da Panamericana estão na mesma faixa de preços da TAM e da GOL, que operam Navegantes-São Paulo. Ela considerou a proposta da empresa paulista bastante viável para Blumenau.

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– Sair do Quero-quero e pousar no Campo de Marte seria ótimo. O aeroporto é próximo do centro da cidade e da estação de metrô, diferente do aeroporto de Congonhas.

A Acib, porém, ainda quer ouvir os interesses dos empresários associados para bater o martelo.

A gaúcha NHT Linhas áreas também continua no páreo para operar vôos comerciais no Quero-Quero. A gerente comercial Cristina Hoyer também esteve em Blumenau na manhã desta quarta para apresentar a proposta da empresa para o Núcleo de Agências de Viagens e Turismo da Acib.

A proposta continua sendo a oferta de um vôo diário do Quero-Quero para Curitiba, com a possibilidade de conexão para São Paulo utilizando vôos da Tam. O trecho custaria R$ 191.

A viabilidade comercial da proposta não foi aprovada pelo Núcleo. Segundo a coordenadora Cristine Nort Ziel não atrairia muitos empresários, que preferem ir direto para São Paulo, sem escalas.

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– Não aprovamos a proposta porque vai ficar caro para o passageiro ir além Curitiba. Além de aumentar o tempo de viagem. Não é uma proposta vendável porque nosso mercado hoje não tem demanda para capital paranaense – argumenta Cristine.

Para não descartar o interesse da NHT por Blumenau, o Núcleo apresentou uma contraproposta. A idéia é oferecer vôos diretos de Blumenau para Porto Alegre. Ou ainda de oferecer vôos da NHT de Blumenau para São Paulo, sem conexão em Curitiba.