O brasileiro David Miranda e a ONG Avaaz, especializada em petições online, iniciaram campanha que pretende obter asilo no Brasil a Edward Snowden, o ex-técnico da NSA (Agência de Segurança Nacional, em inglês) que revelou ao mundo os programa de espionagem dos EUA.

Continua depois da publicidade

O abaixo-assinado a favor da vinda de Snowden para o país reuniu mais de 8,5 mil assinaturas até o início da noite de ontem. A petição, aberta em 21 de novembro, continha apenas 2,6 mil nomes pela manhã.

O impulso se deu depois da divulgação de uma carta aberta de Snowden “ao povo brasileiro”. No documento, ele diz querer colaborar com o país nas investigações sobre a atuação da NSA, mas afirma que o governo americano continuará interferindo em sua capacidade de falar “até que um país conceda asilo político permanente”. A carta foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo. Em sua página no Facebook, Miranda compartilhou o texto do jornal, pedindo que seus amigos também assinassem a petição.

Miranda e o diretor da Avaaz, Michael Freitas Mohallem, deram entrevistas afirmando que o Brasil é o melhor país para abrigar o americano, que atualmente vive na Rússia, país que lhe concedeu, em agosto, asilo temporário com duração de um ano.

Continua depois da publicidade

Em mensagem no site da Avaaz, Miranda afirma que o Brasil é o “país mais adequado para abrigar alguém que denuncia irregularidades” e lembra do discurso da presidente Dilma Rousseff na Assembleia Geral da ONU.