Com início previsto para 3 de setembro, o voo direto entre Florianópolis e Lisboa, em Portugal, promete alavancar não apenas o turismo, mas também os negócios na capital catarinense. O assunto foi tema de um painel de logística no Estado, com a presença de Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brazil, concessionária do aeroporto de Florianópolis, e Marcelo Vitorino, Country Manager Brasil e South América da TAP Linhas Aéreas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em 2024, o aeroporto de Florianópolis cresceu 11% em relação a 2019, acrescentando 224 mil passageiros. Isso colocou o terminal entre o top 3 do Brasil em movimentação internacional, atrás apenas de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro.

A expectativa é que a conexão direta Florianópolis-Lisboa impulsione a vinda de turistas internacionais para Santa Catarina, beneficiando hotéis, restaurantes e outros equipamentos turísticos. Além disso, é esperado que a rota impulsione também os negócios, aumentando a movimentação de pessoas e gerando mais empregos.

— Além de facilitar o comércio internacional, também trará novos investimentos e oportunidades de emprego para o estado de Santa Catarina — afirma o CEO da Zurich Airport Brazil, Ricardo Gesse.

Continua depois da publicidade

— Com essa nova rota, Lisboa se torna um hub na Península Ibérica, servindo como aeroporto de entrada e saída para cargas provenientes da China e de outras origens — pontua Marcelo Vitorino, gerente da TAP Linhas Aéreas, que opera a linha.

A empresa começou recentemente a operar também uma rota de carga ligando Pequim, na China, com Bruxelas, na Bélgica, com dois voos semanais.

— Essa combinação de fatores poderá trazer um aumento significativo no volume de cargas movimentadas por Florianópolis. Só na rota SC-Lisboa, a previsão é de movimentar 300 toneladas por mês — destaca

O transporte de cargas deve ser um complemento aos voos de passageiros na rota Florianópolis-Lisboa. A expectativa é diminuir inclusive os preços do transporte aéreo, já que as cargas devem ser levadas nos porões dos aviões de passageiros.

Continua depois da publicidade

O painel “A Nova Rota Aérea SC-Portugal: Facilitando o Comércio e a Logística Internacional”, que debateu a nova rota, ocorreu no primeiro dia do Logistique Summit 2024, na terça-feira (23). A feira e o summit seguem até quinta-feira (25), em Balneário Camboriú.

O evento tem como objetivo apresentar as novidades, as tendências e as soluções para os desafios logísticos dos principais setores que movimentam a economia nacional, como a indústria e o agronegócio.

Leia também

Governo lança programa com passagens aéreas a R$ 200 nesta quarta; veja como se cadastrar

Mais de 14 milhões de brasileiros saíram de situação da insegurança alimentar severa