O prédio histórico da Sociedade Harmonia-Lyra, no Centro de Joinville, deve passar por reformas nos próximos quatro meses. As mudanças devem incluir, principalmente, melhorias na entrada principal e lateral e nos janelões do andar superior.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
As obras no prédio, que é um patrimônio histórico, começaram em março e vão eliminar a parede ornada com arcos, que foi erguida nos anos de 1960. A ideia é aumentar o espaço da antiga boate da Lyra, e ampliar a sacada acima.
Veja fotos de como ficará prédio histórico do Harmonia-Lyra
No lugar serão instaladas janelas e portas de vidro, permitindo a quem estiver do lado de dentro visualizar o movimento da calçada. O muro e a cisterna vão deixar de existir com o objetivo de melhorar a circulação de pessoas e o visual do edifício.
Continua depois da publicidade
Conforme o Harmonia-Lyra, a proposta das mudanças é tornar o local uma opção cultural-gastronômico para a cidade.
Já na parte, a laje entre os dois prédios dará lugar a uma cobertura de vidro que se ligará a uma platibanda – uma moldura na parte superior de uma construção para esconder o telhado; um acréscimo visual para a nova entrada, que dará acesso direto ao Salão Nobre (ou Mozart). Será uma espécie de lounge, propício para a recepção de convidados.
As obras ainda envolvem as aberturas do segundo piso dos dois prédios da sociedade. São janelas e portas quase centenárias, muitas delas com madeira e ferragens bastante deterioradas. Tudo será recuperado, a exemplo do que foi feito no Foyer Liselott Trinks, reinaugurado em 2023.
De acordo com Álvaro Cauduro, presidente da Sociedade Harmonia-Lyra, a ideia é que o prédio esteja nas melhores condições para o ano do centenário.
Continua depois da publicidade
— Nosso objetivo é chegar em 2030, nos cem anos do prédio, com ele em seu melhor estado, 100% restaurado e funcional — finaliza.
Leia também
Trabalhador perde quatro dedos após se ferir com serra em empresa de SC
Mulher que jogou cachorro de ponte é denunciada pelo Ministério Público em Joinville
Veja quem tem direito ao saque FGTS por calamidade das chuvas de fevereiro em Joinville