Com um investimento inicial de R$ 9 mil, a pastelaria catarinense Pimenta Pasteis se tornou uma das principais franquias do segmento no Brasil. Essa história começou na pequena cidade de Balneário Gaivota, no Sul do Estado. Em 2023, o negócio registrou um faturamento de R$ 12,6 milhões.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A trajetória do Pimenta Pasteis teve início em 2007 pelo casal de gaúchos Ronivon e Fabiana Machado. Antes disso, a dupla já teve outros negócios que não deram certo. Há 17 anos, os dois compraram uma pequena pastelaria no bairro Lagoa de Fora, em Balneário Gaivota.
Moradora de SC resgata cachorro das enchentes do RS e compartilha “nova vida” do filhote
— Era muito simples com mesas de plástico e sem nenhuma estrutura, mas acreditamos no potencial do produto. Começamos a melhorar a qualidade dos ingredientes e oferecer um pastel de qualidade superior e, aos poucos, fomos aumentando as vendas e ganhando mais clientes. Na temporada de 2008/2009 alugamos uma sala na Beira-mar, foi um sucesso, então tivemos certeza que o negócio era bom e que tinha potencial de crescimento — relembra Rovinon Machado, sócio-proprietário do Pimenta Pasteis.
Continua depois da publicidade
Em 2010, o casal transferiu o negócio para Sombrio, também no Sul de Santa Catarina, em um espaço de 110 metros quadrados. Com a casa cheia sempre, o espaço ficou pequeno. A loja própria, com 510 metros quadrados, foi construída em 2018.
Franquia da pastelaria Pimenta Pasteis
A ideia de transformar o negócio em franquia surgiu um ano depois da inauguração da loja própria. Contudo, a pandemia de Covid-19 em 2020 atrasou os planos. Enquanto isso, a marca passou por uma reestruturação, com investimentos em estudos e profissionais para elaboração dos manuais de delivery.
Como e quando visitar o Farol de Santa Marta em Laguna
Foi no fim de 2021 que o formato de franquia ficou pronto. A primeira unidade franqueada foi inaugurada em Torres, no Rio Grande do Sul, em abril de 2022. Hoje, a rede conta com seis lojas em dois estados do país e mais uma em processo de implantação.
— Em 2023 também finalizamos a construção da nossa fábrica de massas, a qual abastece todas as lojas, e também nosso escritório da franqueadora. Atualmente estamos em Tubarão, Criciúma, Araranguá, Sombrio, Torres, Capão da Canoa e em breve em Braço do Norte. Nosso diferencial baseia-se em três pilares: qualidade do produto, atendimento e ambiente diferenciado — enfatiza o proprietário.
Continua depois da publicidade
A sociedade é formada por Ronivon, sua esposa Fabiana e o filho Aleksander. Para o futuro, os sócios têm a meta de fechar este ano com 10 lojas e atingir o número de 30 estabelecimentos nos próximos cinco anos.
Fotos contam história da Pimenta Pasteis
Leia mais
Imagens antigas mostram como era Tubarão em seu centésimo aniversário
Com sede em SC, um dos melhores clubes do Brasil completa 100 anos