Foi durante uma viagem a Nova York que surgiu a inspiração para criar um modelo de negócio que até então não existia no Brasil. Em 2007, Victor Conceição comprou uma barbearia badalada de Florianópolis, que existia desde 1998, e a transformou na rede de franquias Barbearia VIP. Inspirado no que tinha visto no exterior e impulsionado pelo sucesso da novela O Clone, o empreendedor juntou serviço de corte de cabelo e barba com lazer em um só lugar.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Aos 23 anos, Victor Conceição tinha uma agência de publicidade e prestava serviço para a marca Barbearia VIP na época, que era de um amigo. Ela ficava na rua Bocaiúva, no Centro de Florianópolis, onde hoje é o bar Duplex.
— Fui viajar para Nova York, cheguei lá, vi um monte de barbearias igual ao que é o modelo hoje, que não existia no Brasil. Só existia barbearia que tinha no máximo uma água ou café. Quando eu voltei para o Brasil, aquelas fotos digitais, eu falei: ‘cara, o teu negócio tem que ser assim’ — conta o dono da Barbearia VIP.
O amigo e antigo dono disse que não queria mais o negócio. Foi quando Victor decidiu comprá-lo. Mesmo com a equipe não acreditando que a barbearia seria rentável, o empreendedor investiu na ideia.
Continua depois da publicidade
— Começamos com foco nessa parte de experiência, um pouco desacreditados por parte dos clientes e até mesmo pela equipe. Eles questionavam: ‘mas se você vai dar cerveja, como vai fechar essa conta?’ Eu falei: ‘não se preocupa com isso, se preocupa só em a gente ter um padrão de serviço’ — relata Victor.
No início, a estratégia do dono da Barbearia VIP foi trabalhar na recepção para entender quais eram os serviços mais demandados e criar uma relação com os clientes:
— Eu ficava na recepção desde o começo. Eu queria entender como era o consumo dos clientes, de quanto em quanto tempo ele vinha […] Digamos que ele vem todo mês, daí ele ficou dois ou três meses sem vir, eu perguntava: ‘por que você não veio’? E ele: ‘eu fui no salão da minha mulher fazer massagem e cortei o cabelo lá’. Daí eu pensava: ‘tem que ter massagem’. Então eu fui colocando mais serviços na barbearia, entendendo o consumo dos clientes.
Veja fotos que mostram a história da Barbearia VIP
Continua depois da publicidade
A influência da novela O Clone
Quase todo negócio de sucesso que começa do zero tem uma virada de chave que faz a empresa crescer. É praticamente uma regra. Para a Barbearia VIP, esse momento foi a reprise da novela “O Clone”, na TV Globo, em 2011. Isso porque os homens muçulmanos usavam a barba desenhada, e o público se interessou pelo estilo.
— Até então, a barbearia só cortava cabelo. Quem fazia a barba, fazia por completo, não fazia desenho. A partir dali, a gente começou a fazer quase a mesma quantidade de cabelo e barba. O cabelo você corta uma vez por mês, mas barba faz quase toda semana. Então, demos uma alavancada no faturamento — conta Victor.
A repercussão da novela, atrelada à estratégia de Victor de incluir novos serviços demandados pelos clientes, resultou, em 2015, no início do projeto de franquias. Em menos de um ano, foram vendidas mais de 20 lojas.
Hoje, a Barbearia VIP conta com 51 unidades, sendo 24 em Santa Catarina. As lojas estão espalhadas por mais cinco estados brasileiros: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará. Em 2022, o negócio faturou R$ 18 milhões, e a expectativa para 2023 é de um faturamento de R$ 25 milhões.
Continua depois da publicidade
Leia também
A história dos três amigos que fundaram uma gigante da tecnologia em SC
O médico que criou os primeiros trajes de surf no Brasil em um vilarejo sem luz em SC
Livrarias de SC usam criatividade para desviar de crise do mercado
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC