Uma mochila com cinco quilos de crack e três quilos de cocaína ajudou a Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil de Blumenau a desmascarar traficantes e integrantes de uma organização criminosa que atuam dentro e fora de presídios em Santa Catarina. Nesta quarta-feira (23), quatro mandados de prisão e outros 15 de busca e apreensão foram cumpridos na maior cidade do Vale do Itajaí e também em São José e Palhoça, na Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Tudo começou há exatamente seis meses, segundo o delegado Ronnie Esteves, quando o motorista de um Ford Ka furou uma barreira policial e atirou pela janela uma mochila com os entorpecentes. Naquele 23 de fevereiro, o condutor chegou a fugir até bater o veículo e abandoná-lo com R$ 15 mil em dinheiro vivo. Na ocasião, ele conseguiu fugir, o que deu início às investigações para tentar identificar quem era o homem e também o paradeiro dele.
Leia também: Caso Luna que chocou SC tem data para ser julgado; mãe e padrasto vão a júri popular
Ao ser localizado e preso, o motorista do Ka disse à Polícia Civil que, na verdade, os oito quilos de droga que jogou pela janela eram de outras duas pessoas. Os agentes investigaram essa dupla que, ao delegado, admitiu ser dona do entorpecente. O problema é que no decorrer da investigação, foi descoberto que na verdade ambos assumiram a responsabilidade apenas para quitar uma dúvida que tinham com uma organização criminosa que atua no Estado.
Continua depois da publicidade
Por conta disso, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva dos quatro — motorista, traficante e dos dois que assumiram a culpa —, que foi autorizada pela Justiça. Duas armas de fogo foram apreendidas. Os quatro presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Blumenau e um criminoso ainda segue foragido.
Leia mais
Sonho de conhecer a Europa pela 123 Milhas vira tormento a blumenauense: “Frustração”