Não existe nenhuma lista dos melhores filmes da década de 1990 que não inclua “Titanic” entre seus títulos principais. Afinal, o filme de 1996 dirigido por James Cameron fez história e marcou toda uma geração de espectadores. Para além de seu efeito na cultura pop, ele também consolidou a narrativa de um dos maiores naufrágios do mundo no imaginário popular. Confira quais foram as técnicas utilizadas pelo cineasta para que “Titanic” se tornasse um clássico do cinema.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Influência de “Titanic” no cinema 

“Titanic” foi um filme pioneiro e vanguardista em seu ano de lançamento (1997). De acordo com o site Screen Rant, o longa-metragem foi a produção de maior orçamento da história do cinema em sua época, tendo sido investidos cerca de 200 milhões de dólares em sua criação. Com a verba, o diretor James Cameron teve a possibilidade de utilizar efeitos de computação gráfica nunca antes vistos.

Por conta disso, foi possível recriar com bastante realismo o Titanic e seu gradual afundamento. A equipe contratada por Cameron chegou até mesmo a fazer uma réplica do navio com quase 240 metros. A dedicação foi tanta que James fez uma visita onde o Titanic está afundado por mais de três vezes, utilizando o que viu para o recriar de forma mais fidedigna possível, desde a primeira até a terceira classe.

O que James Cameron já disse sobre “Titanic”?

Tendo em vista que “Titanic” foi um grande sucesso, tendo ganhado 11 estatuetas do Oscar no ano em que disputou a premiação, é natural que Cameron seja procurado até hoje para falar sobre as inovações técnicas do filme. 

Continua depois da publicidade

Em uma entrevista para American Society of Cinematography, o diretor de “Titanic” revelou que nesse e em todos os seus filmes ele busca usar técnicas condizentes com a narrativa. “Eu queria contar uma história que se passa em 1912, utilizando todas as ferramentas modernas que eu pudesse imaginar”, conta.

Esse foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme no ano em que você nasceu

“No entanto, eu não queria uma estilização excessivamente moderna, ou qualquer coisa que pudesse ser associada a uma tendência atual da cinematografia”, afirmou. Já em entrevista para a revista Variety, o James Cameron destacou a diferença que foi trabalhar com tanto recurso disponível, algo que ele nunca tinha visto antes.

“A escala de tudo estava além de qualquer coisa que poderíamos imaginar em termos de nossa experiência anterior. Na época pensamos: uau, não há como esse filme conseguir recuperar seu dinheiro. É simplesmente impossível. Bem, adivinhe?”, pontuou. O filme, que estreou em dezembro de 1997, foi a maior bilheteria da história do cinema até o ano de 2009, quando foi superada por “Avatar”.

Continua depois da publicidade

Sinopse e onde assistir “Titanic”

“Titanic” conta a história de Jack Dawson (Leonardo DiCaprio), um aventureiro que ganha em uma mesa de jogo uma passagem para a primeira viagem do RMS Titanic.

Assim que chega lá, ele conhece Rose (Kate Winslet). Mesmo ela sendo noiva de um ricaço, ela e Jack passam a se envolver intensamente no luxuoso navio. Mas a situação, que era um romance, acaba virando um drama quando o Titanic bate em um Iceberg e passa a afundar – assim como aconteceu na vida real em 1912. O clássico contemporâneo está disponível no Star+

Leia mais

O que aconteceu com os ícones de Hollywood dos anos 90

“Matrix” e a redefinição dos filmes de ficção científica