O Dia das Mães tem o primeiro passo de sua história fixado nos Estados Unidos. Isto porque, pequenas comunidades norte-americanas foram as primeiras a celebras a data em meados do século XIX. Desde então, diversos países possuem a data em seus calendários e no Brasil, a homenagem acontece no segundo domingo de maio.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Para explicar a origem do Dia das Mães, a reportagem do Diário Catarinense e o ilustrador Bem Ami Scopinho produziram um vídeo com toda a história dessa primeira celebração. Confira abaixo o conteúdo e entenda o que está por trás desse marco no tempo.
Vídeo revela origem do Dia das Mães nos Estados Unidos
Curiosidades sobre o Dia das Mães
Data lucrativa
O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais lucrativa para o varejo no Brasil, ficando atrás apenas do Natal. A Páscoa e o Dia das Crianças vêm depois e, o Dia dos Pais, em quinto lugar.
É comemorado junto com o Dia dos Pais na Coreia do Sul
No país, mães e pais comemoram a data no dia 8 de maio. Antigamente, a data celebrava apenas o Dia das Mães, mas os pais passaram a ser homenageados para não ficarem de fora das comemorações.
Continua depois da publicidade
Venda de flores no Reino Unido
No Reino Unido, as vendas de flores crescem cerca de 70%, no Dia das Mães, em relação aos outros dias do ano.
Mãe de primeira viagem aos 70 anos
A indiana Rajo Devi deu à luz ao seu primeiro filho aos 70 anos de idade. O fato aconteceu em novembro de 2008, após tratamento de fertilização artificial.
Em entrevista ao The Guardian, Rajo contou que ela e o marido desejavam ter um filho há mais de 40 anos.
Leia também
Dia das mães no Brasil: a história por trás da data
Semana com apenas 4 dias? Saiba como trabalhar menos e ganhar mais