Nem todo mundo que tem medo de falar em público é tímido. O medo pode ser resultado de um trauma, perfeccionismo, alguma fobia ou estar mais relacionado com a falta de preparo. Mas, cada pessoa tem uma personalidade diferente, alguns sãos mais comunicativos e outros menos. Logo, a timidez é um traço da personalidade que influencia bastante na comunicação.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Características da timidez
“As principais características [da timidez] são introversão, dificuldade de se expor, de comunicar e de se relacionar com pessoas, tanto na área pessoal quanto na profissional”, esclarece Mário Quirino, diretor do Instituto VOCÊ, em Belo Horizonte/MG, e especialista em Programação Neurolinguística (PNL).
Teste psicológico
A timidez é uma característica da personalidade e pode ter vários níveis, que são medidos por meio de um teste psicológico específico. “Entretanto, o teste específico não apresenta como normal ou patológico, mas sim o grau de introversão. A grande questão é o quanto a introversão ou timidez atrapalha a pessoa na vida pessoal e profissional”, explica Quirino.
> Storytelling: conheça a arte de contar histórias
Continua depois da publicidade
Como lidar com a timidez?
Se a timidez não atrapalha em nada sua vida, você pode ir lidando com ela aos poucos. Mas, se ela faz com que você perca oportunidades no trabalho, por exemplo, é importante buscar alguns recursos para não deixar que ela tome conta da sua vida. “O primeiro passo é a pessoa reconhecer que a introversão ou que a timidez atrapalha sua vida e buscar ajuda profissional ou treinamentos”, aconselha o especialista em PNL.
De acordo com Mário Quirino, a pessoa pode procurar uma aula de teatro ou a ajuda de um profissional especializado em treinamentos e desenvolvimento humano. “Todos auxiliam na superação da timidez e ajudam na comunicação pessoal e profissional”, explica.
> Dicas de como lidar com a frustração no trabalho e na carreira
Trabalhe a comunicação
O principal desafio para quem quer falar em público é ficar tranquilo. “É normal vir o nervosismo, a insegurança e o medo, sentimentos que geram desconforto, excesso de transpiração, batimentos acelerados”, afirma Márcio Quirino.
De acordo com o profissional, a grande dica para esse problema é treinar. “Existem vários cursos direcionados para oratória e profissionais que acompanham a pessoa no processo”, indica.
Continua depois da publicidade
> Saiba como ganhar dinheiro com o seu próprio empreendimento
Como diminuir o nervosismo ao falar em público?
A pessoa precisa ter consciência de que falar em público não é nenhum bicho de sete cabeças e pode ser mais simples do que podemos imaginar. “Quando há domínio do assunto, não há o que temer. Criar o hábito da leitura, treinar em casa, com a família, e aproveitar qualquer oportunidade de se expressar, seja no trabalho ou em rodas de amigos, são boas dicas para diminuir o nervosismo”, aconselha Mário Quirino, especialista em Programação Neurolinguística.
Leia também