A demolição no Edifício Nove de Março, localizado no Centro de Joinville, começou nesta segunda-feira (23). As obras terão duração de três meses e o “Prédio Verde” deve dar espaço à expansão do Rio Cachoeira e uma área de convivência.
Continua depois da publicidade
À CBN Joinville, o diretor executivo da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Marcelo Soares, explica que a primeira etapa terá oito dias de trabalhos, envolvendo a colocação de tapumes, bandejas de proteção e um contêiner atrás do prédio, que será utilizado pelo setor operacional.
Conforme Soares, as demolições começam a partir do nono ou décimo dia, sendo iniciada pelos andares de cima. Por ser um região com rio e vias de tráfego intenso, Soares afirma que serão feitos buracos nas lajes, aproveitando o espaço do elevador, para retirar os entulhos por dentro do prédio.
As maiores movimentações e barulhos deve acontecer a partir da segunda semana, quando as paredes externas passam a ser retiradas. O trânsito deve sofrer alterações em dias específicos, que ainda serão divulgados pela Seinfra. A ideia é que as mudanças sejam em horários de pouco trânsito.
No local, após a demolição, devem ser feitas a expansão do Rio Cachoeira e uma área de convivência. As obras terão custo de R$ 455 mil.
Continua depois da publicidade
Prédio foi construído entre os anos 50 e 60
Construído entre os anos de 1955 e 1960, o Prédio Verde está situado na esquina da avenida Dr. Paulo Medeiros com a rua Nove de Março e tem 1.260,89 metros quadrados.
O processo de compra do prédio iniciou em 2021. À época, conforme a prefeitura, os proprietários relataram problemas sofridos com a estrutura do empreendimento. Quando foi construído, o curso do rio não ficava tão próximo ao prédio como hoje, por exemplo.
Em 2016, o prédio foi interditado para avaliar questões estruturais, mas liberado por apresentar condições seguras de habitação.
Em setembro de 2021, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), assinou os Decretos de Utilidade Pública relacionados com os imóveis do Edifício Nove de Março. No ano passado, foram assinadas as escrituras de imóveis do prédio e realizada a licitação para a demolição.
Continua depois da publicidade
Leia também
Casal é encontrado morto dentro de casa em Mafra; polícia suspeita de feminicídio
Motorista morre prensado entre carro e mureta em acidente na BR-116, em Mafra